I - O romance Úrsula foi publicado no Maranhão, em 1859, sob o pseudônimo de “Uma Maranhense”, e quase não se tem notícia de sua circulação à época da publicação. Recuperado na segunda metade do século XX, só então o livro passa a ser reeditado e minimamente debatido no meio literário. II - Nas primeiras páginas do romance, uma voz que pode ser lida como a da autora apresenta, a modo de prólogo, seu livro ao leitor, consciente das limitações que seriam impostas a ele por ter sido escrito por uma mulher brasileira de educação acanhada. III- A circulação limitada de Úrsula dá mostras de que, associados ao valor estético, fatores como classe social, gênero e raça do escritor também participam da definição do cânone literário.
Respostas
respondido por:
9
Sobre Maria Firmina dos Reis e seu romance Úrsula, temos que as afirmativas corretas são I, II e III.
O romance "Úrsula", de autoria da escritora Maria Firmina dos Reis, foi o primeiro romance de caráter abolicionista escrito por uma mulher no Brasil. A obra foi a única da autora.
O romance aborda a escravidão no território brasileiro. Conforme conta a narradora, ela foi aprisionada e tirada de seu local de origem, onde deixou sua pátria e sua família para virar escrava.
A obra traz referências sobre a captura de escravos da África pelos europeus para serem levados ao continente americano.
Bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás