Respostas
Resposta:
A Paz de Iperoig ou Armísticio de Iperoig foi um tratado de paz efetuado entre os portugueses e os índios tamoios em 1563.
História:
Sem recursos para fazer frente aos ataques indígenas, os portugueses decidiram recorrer à diplomacia. Para o efeito, as autoridades portuguesas enviaram o padre jesuíta Manuel Dano Brega como representante do governo de São Vicente e José de Ancietta como intérprete para chegar a um tratado de paz com os tamoyos na fronteira. Eles deixaram San Vicente em 18 de abril de 1563 e chegaram à área de Iperoig (atual Ubatuba) em 6 de maio. Eles se reuniram com grandes lideranças indígenas, como Cunhambebe (filho) e Pindobuçu. Nóbrega acompanha Cunhambebe até São Vicente, onde o líder tamoio vai negociar com portugueses e tupiniquins, enquanto Anchieta fica em Iperoig como refém dos tamoios. Nesse período, como refém, Anchieta escreveu na praia seu famoso poema em latim "O Poema da Virgem Maria" em homenagem à Virgem Maria.
Tornou-se cada vez mais difícil enfrentar europeus armados. Aimberé pediu ajuda aos franceses, alguns dos quais lutaram ao lado de Aimberé. O desequilíbrio de forças levou à vitória dos portugueses: na aldeia de Ulu Kumirim, os tamois foram totalmente derrotados e as terras foram colonizadas pelos portugueses.