ATIVIDADE: a) Como é a pelagem da lontra? Quais são as suas hipóteses para esse fenômeno? b) O que possibilita a vida subaquática das lontras? c) As lontras vivem em habitat de água doce ou salgada, quais são os biomas preferidos citados no texto? d) Quais são as adaptações morfológicas para locomoção que as lontras e ariranhas possuem? e) Quais são os grupos de cordados que fazem parte da dieta alimentar das lontras e ariranhas?
Respostas
Resposta:
A) A pelagem da lontra é constituída por pelos curtos e se destaca por ser bastante densa. As patas da lontra apresentam membranas interdigitais. Essa característica é importante para a natação, bem como a cauda resistente presente nesses animais.
B) As patas da lontra apresentam membranas interdigitais. Essa característica é importante para a natação, bem como a cauda resistente presente nesses animais.
C) Lontra ou lontra-neotropical (Lontra longicaudis) A lontra ou lontra-neotropical habita os mais diversos ambientes de água doce ou marinhos, desde costas rochosas a regiões florestais.
D) 1- Camuflagem
Camuflagem é a capacidade de não ser vista. É usado por predadores, presas e plantas. A cor pode ajudar um organismo a se misturar com o ambiente, mesmo que esse organismo não possa ver a cor. As formas de seus corpos podem fazê-los parecer outros objetos comuns no mesmo ambiente;
2- Neotenia
Essa habilidade se refere aos animais que mantêm suas características juvenis na idade adulta. A neotenia é importante na evolução: os seres humanos são primatas neotênicos e presume-se que os insetos sejam descendentes de um milípede ancestral neotênico.
E) Existem cerca de 45 mil espécies de cordados conhecidas, distribuídas em três subfilos: Urochordata (Urocordados), Cephalochordata (Cefalocordados) e Craniataou Vertebrata. Os urocordados e cefalocordados não possuem crânio e coluna vertebral, são invertebrados. Provavelmente, são os cordados mais primitivos e podem ser chamados de Protocordados (do grego protos, primeiro, primitivo). Os craniatas são todos os vertebrados e representam cerca de 98% das espécies deste filo.
Bons Estudos!