Às armas, cidadãos Formai vossos batalhões Marchemos, marchemos! Que um sangue impuro Ague o nosso arado!" Analisando o refrão de "A Marselhesa" – o Hino da França – podemos elaborar que o processo revolucionário francês, de 1789: Foi feito através da reação da nobreza contra a imposição da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Foi um processo diplomático, já que o lema revolucionário "Fraternidade" previa a relação amistosa entre as classes sociais. Ocorreu através de um forte ativismo de cunho popular muitas vezes caracterizado por lutas internas em defesa da cidadania. D) Caracterizou-se pela submissão popular à nobreza contra exércitos estrangeiros que interferiam pela manutenção do Absolutismo Monárquico. E) Não se manteve como referência na história nacional francesa devido a violência da canção popular que inspirou os eventos revolucionários.
Respostas
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
A alternativa correta sobre o processo revolucionário francês, de 1789, é a letra C) Ocorreu através de um forte ativismo de cunho popular muitas vezes caracterizado por lutas internas em defesa da cidadania.
A Revolução Francesa foi um processo revolucionário de cunho popular, pois ela promoveu a consolidação de um sistema de república pautado pela representatividade popular, a tão conhecida democracia representativa, que está presente nos dias atuais.
A França estava em um período de crise econômica ao fim do século XVIII, vivendo sob uma monarquia absolutista, governada por Luís XVI. Insatisfeito, e Influenciado pelo Iluminismo, o povo francês passou a se unir com a burguesia para combater os privilégios que eram dados à aristocracia francesa, e mudar a situação caótica em que se encontrava o país.
Assim sendo, podemos considerar que foi por conta de um forte ativismo popular que se deu a Revolução Francesa, onde o povo lutou em prol da cidadania.
Leia mais sobre a Revolução Francesa em:
https://brainly.com.br/tarefa/2655336