• Matéria: História
  • Autor: pedroevoce5
  • Perguntado 3 anos atrás

O Iluminismo, ou Ilustração, foi um movimento de ideias que se desenvolveu na Europa nos séculos XVII e XVIII e que continua influenciando o mundo atual.
Mas no que os iluministas acreditavam? Qual era para eles o valor supremo? A razão era, para os iluministas, o valor supremo. Só por meio da razão e da sua aplicação, isto é, do ato de pensar, a humanidade alcançaria a luz, o esclarecimento. Para os iluministas, a maioria das pessoas estava mergulhada na ignorância, no fanatismo religioso; só a razão as esclareceria. Para os iluministas, devia-se duvidar de tudo o que era aceito porque tinha sido sempre assim (tradição), ou porque tinha sido dito por alguém com poder ou prestígio (autoridade). Eles opunham-se, portanto, ao conhecimento baseado na "autoridade", na "tradição", e propunham a busca de um novo conhecimento baseado na razão.
Os iluministas acreditavam que a razão conduziria os seres humanos ao progresso. Com o passar do tempo, a ignorância, fruto da irracionalidade, desapareceria e teríamos então uma humanidade esclarecida. Essa crença no progresso constante da humanidade os fazia otimistas. A maioria deles acreditava em Deus (o relojoeiro do universo), aquele que criou o mundo eo pôs para funcionar. Os iluministas acreditavam que o mundo era regido por leis naturais. E que era preciso conhecê-las; por isso, se dedicavam à ciência.
Os iluministas também reagiram ao Antigo Regime. Opunham-se ao absolutismo, aos privilégios da nobreza e do clero, à intolerância religiosa e à falta de liberdade.


2°) Cite;

a) Ideias defendidas pelos iluministas.


b)Critica feitas para os iluministas.


tirem da aula.​

Respostas

respondido por: julyassouza5
1

Resposta :O que foi o Iluminismo?

O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política. Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

Os filósofos e economistas que difundiam essas ideias julgavam-se propagadores da luz e do conhecimento, sendo, por isso, chamados de iluministas.

Qual o contexto do Iluminismo?

Chamado de “século das luzes”, o Iluminismo pode ser entendido como uma ruptura com o passado e o início de uma fase de progresso da humanidade. Essa fase é marcada por uma revolução na ciência, nas artes, na política e na doutrina jurídica, por exemplo.

Nessa época, o mundo começava a passar por transformações. O Renascimento permitiu o desenvolvimento cultural e intelectual baseado nos ideais de liberdade política e econômica defendidos pela crescente burguesia. O poder das monarquias passou a ser criticado, os valores da igreja foram questionados e o Antropocentrismo colocou o homem como centro das questões.

O Iluminismo trouxe consigo grandes avanços econômicos, a Revolução Industrial abriu caminhos para a produção e expansão dos mercados e mudanças políticas que acabaram na Revolução Francesa. O Mercantilismo característico da época anterior deu lugar para a liberdade econômica sem a intervenção do Estado.

Como surgiu o Iluminismo?

O Iluminismo surgiu como uma reação ao Absolutismo que dominava a Europa até então. No Absolutismo todo o poder se concentrava na figura do rei, que vivia com luxos pagos pela classe mais pobre através de impostos.

Os pensadores iluministas queriam trazer a humanidade para a luz da razão, iam contra o domínio da igreja católica e da monarquia absolutista, defendendo o uso da ciência e da razão, assim como maior liberdade nos campos da política e economia. Muitos deles eram contra a religião instituída, mas não eram ateus, eles acreditavam que o homem chegaria a Deus por meio da razão.

Ao contrário do que pregava a religião, os intelectuais iluministas defendiam que o homem era o detentor do seu próprio destino e que a razão deveria ser utilizada para a compreensão da natureza humana. A razão era, portanto, elemento central dos ideais iluministas, afinal, somente a racionalidade poderia validar o conhecimento. Eles acreditavam que a educação, a ciência e o conhecimento eram a chave para essa libertação.

espero ter ajudado ^-^

respondido por: rafaelhotmail24
1

Resposta

A) No caso podemos afirmar que as principais ideias dizem respeito ao liberalismo social e econômico.

Importante notar que o iluminismo surgiu na época da idade moderna que as questões sobre ter direitos estavam muito evidentes.

Assim, os iluministas buscavam entender o estado como algo que seria provedor de direitos e deveres para o cidadão.

Assim, o cidadão deveria ser livre nas suas mais diversas formas como nas liberdades sociais e de ter posses.

B)

o iluminismo criticava bastante o Absolutismo, pois o poder não poderia ser concentrado, criticava a interferência da Igreja no poder. Criticava o Mercantilismo, pois a intervenção do Estado na economia não era algo bom para a sociedade. Apesar disso, a crítica primordial feita pelos iluministas, era a falta de liberdade de expressão e maneiras de pensar.

Perguntas similares