• Matéria: Português
  • Autor: er0097081
  • Perguntado 3 anos atrás

Exercício 3 1 Leia o poema abaixo para responder ao que se pede em seguida. Tecendo a manhã Um galo sozinho não tece uma manhã: E se encorpando em tela, entre todos, ele precisará sempre de outros galos. se erguendo tenda, onde entrem todos, De um que apanhe o grito que um galo antes se entretendendo para todos, no toldo e o lance a outro; e de outros galos (a manhã) que plana livre de armação que com muitos outros galos se cruzem A manhã, toldo de um tecido tão aéreo os fios de sol de seus gritos de galo, que, tecido, se eleva por si: luz balão (MELO, JoJo Cabral de. In Poesias Con para que a manhã, desde uma teia tênue, Rio de Janeiro, José Olympic se vá tecendo, entre todos os galos.

a)explique a metáfora nos últimos versos "A manhã,toldo de um tecido tão aéreo / que,tecido,se eleva por si: luz balão" apontando os elementos comparados e a característica que eles partilham.

b)retire do poema um trecho que apresente uma aliteraçao e explique como ela foi produzida.

Respostas

respondido por: yuri14rodrigues
4

A) Explicando corretamente a metáfora nos últimos versos, temos como elementos a comparação com um material de um toldo.

O toldo é uma ferramenta que nos cobre na rua, seja do sol ou da chuva. O eu lírico compara o toldo com o céu, nos protegendo da luz que estava radiando pela manhã.

B) Existe uma aliteração no trecho "E se encorpando em tela, entre todos, ele precisará sempre de outros galos. se erguendo tenda"

A aliteração é a existência de repetição em vários fonemas consonantais durante alguma frase, oração ou enunciado. Normalmente, as aliterações estão localizadas no início ou meio das palavras.

Perguntas similares