Respostas
Características Culturais
• Povos Indígenas :
As sociedades indígenas são sociedades sem propriedade privada, de habitação coletiva, igualitárias, descentralizadas politicamente e com status social distinto segundo a divisão do trabalho.
Normalmente, os homens se encarregam da construção da aldeia, da guerra, caça e pesca, da liderança tribal e dos rituais xamânicos, e as mulheres lidam do plantio e da colheita, preparam os alimentos e produzem tecidos, adornos e utensílios.
A educação das crianças é compartilhada por todos, más, nos anos iniciais é a mulher quem cuida dos filhos.
As culturas indígenas são, via de regra, baseada na oralidade. Contudo, mesmo na ausência da escrita, uma diversidade de sinais e de outras formas gráficas cumprem o papel comunicativo.
As tribos costumam manter entre si laços de parentesco e reciprocidade, em famílias monogâmicas ou poligâmicas. Apesar disso, a liderança não possui caráter hereditário, pois é meritória na maioria das vezes.
• Arara Vermelha :
Mede cerca de 90 cm de comprimento e pesa 1,5 kg. Coloração vermelha. Face decorada por linhas delgadas de penas vermelhas. Colorida, especialmente pelo verde na parte média das asas que continua até a parte de trás. Asas com extremos azuis, base e ponta do rabo azul.
No Brasil ocorrem principalmente na Amazônia e na região central do país. Mundialmente há registros em países como Panamá, Colômbia, Venezuela, Bolívia e Argentina.
Em geral, são animais monogâmicos, sendo encontradas vivendo em pares, voando juntas quase encostando as asas. Se comunicam de forma complexa por meio de vocalizações barulhentas. Suas principais ameaças são a caça, a fragmentação e destruição de habitat.
Habitat: Habitam copas de florestas altas, florestas de galeria, campos com árvores isoladas, buritizais e coqueirais.
Alimentação: Sementes, frutas, coquinhos e nozes.
Reprodução: Nidifica em pequenas grutas em penhascos e outras áreas escarpadas e, na falta destes, em ocos de árvores.
Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 50 a 80 anos.
• Cara Preta :
Cara Preta (também conhecido como Canoeiro, Carijó, Índios Negros ou Avá-Canoeiro ) é um povo indígena brasileiro.
Os Cara Preta, como a maioria dos povos indígenas do Brasil, têm sua história marcada por massacres e uma quase extinção da etnia. Atualmente, existem apenas duas famílias: uma em Goiás (06 pessoas) e uma em Tocantins (08 pessoas).
Estão localizados nos estados de Tocantins e Goiás, sendo que, no ano de 1988, sua população estimada era de 14 pessoas. Em 1998, havia 15 indivíduos contatados (17, em 2012) e 25 ainda sem contato permanente com não índios.
Espero ter ajudado^-^
Resposta:cultura de munduruku
Povo de tradição guerreira, os Munduruku dominavam culturalmente a região do Vale do Tapajós, que nos primeiros tempos de contato e durante o século XIX era conhecida como Mundurukânia. Hoje, suas guerras contemporâneas estão voltadas para garantir a integridade de seu território, ameaçado pelas pressões das atividades ilegais dos garimpos de ouro, pelos projetos hidrelétricos e a construção de uma grande hidrovia no Tapajós.
cultura de arara vermelha
Os Arara ficaram famosos por sua belicosidade e pelos troféus que capturavam dos corpos dos inimigos - cabeças para flautas, colares de dentes e escalpos de face. Mas há muito tempo também que sua facilidade de interação com o mundo exterior, e mesmo para a incorporação de estranhos ao mundo nativo chama atenção para outros aspectos de seu modo de vida. A superposição virtual entre a paixão guerreira e a disposição constante para o estabelecimento de relações solidárias e generosas parece ter sido uma marca de um mundo Arara que hoje cede o passo às relações de contato com o mundo dos brancos.
Explicação: