• Matéria: História
  • Autor: roseliabeatrizcasemi
  • Perguntado 3 anos atrás

3 - Como era a agricultura maia? E qual a importância do calendário para esses povos?​

Respostas

respondido por: valeriaaferreiraa92
1

Resposta: Parte 1: Na agricultura, os maias tinham como base de sua alimentação o milho, mas também cultivavam feijão, abóbora, pimenta, tomate, batata, frutas, cacau e algodão.

É importante observar que por serem os recursos naturais escassos não lhes garantindo o excedente que necessitavam a tendência foi desenvolverem técnicas agrícolas, como terraços, por exemplo, para vencer a erosão. Os pântanos foram drenados para se obter condições adequadas ao plantio.

Ao lado desses progressos técnicos, observamos que o cultivo de milho se prendia ao uso das queimadas. Durante os meses da seca, limpavam o terreno, deixando apenas as árvores mais frondosas. Em seguida, ateavam fogo para limpá-lo deixando o campo em condições de ser semeado. Com um bastão faziam buracos onde se colocavam as sementes.  

Dada a forma com que era realizado o cultivo a produção se mantinha por apenas dois ou três anos consecutivos. Com o desgaste certo do solo, o agricultor era obrigado a procurar novas terras.

Parte 2: O calendário maia possui um conjunto de calendários distintos, mas que podem ser interligados dando origem a ciclos mais extensos. Mesmo sendo considerado complexo é um dos mais precisos. Para eles, o calendário tinha importância funcional e religiosa. No que tange a funcionalidade, o povo conseguia fazer a contagem do tempo de acordo com o ciclo solar (calendário cíclico) e também manifestar o tzolkin. O calendário maia também se baseava em dados lunares e no ciclo de Vênus, com 584 dias, além de outros ciclos que completavam sua compreensão da passagem do tempo.

Explicação: Parte 1: Ainda hoje a técnica da queimada, apesar de prejudicar o solo, é utilizada em diversas regiões do continente americano.

Parte 2: O Haab, considerado o calendário civil dos maias, é um calendário solar, e tem 365 dias. O mesmo é dividido em 18 meses com 20 dias cada, ou seja, 360 dias. Os 5 dias restantes não pertenciam a nenhum mês, porque eram considerados “dias maus”.

Perguntas similares