Esparta e Atenas, as duas principais cidades-Estado gregas, desenvolveram-se de modos muito particulares, principalmente em relação às formas de governo. Em Esparta, defendia-se que era preferível estar sob o controle de poucos a abrir a política para decisões e perder tempo em um combate. Já Atenas, inicialmente, era governada por uma monarquia e, em seguida, foi criado o cargo de legislador, que tinha a função de dar condições de vida e de desenvolvimento à sociedade ateniense, o que foi "o pontapé" inicial para a participação social.
Dessa forma, um dos principais legados de Atenas no campo político foi:
A
fim da escravidão por dívidas.
B
desenvolvimento das bases para a democracia.
C
pioneirismo na constituição do cargo de legislador.
D
uso da opinião de anciões para democratizar a política.
E
estabelecimento do primeiro programa militar para proteção das cidades-Estado.
Respostas
Resposta:
Letra B " O surgimento para a base da democracia"
Explicação:
A Grécia é uma das civilizações que mais influenciaram na cultura, e na forma de pensar, isso em aspectos globais, conhecida pelos filósofos que ilustram páginas de muitos livros, e que obviamente o fizeram por merecer, como a questão pede em uma questão política da Grécia, a democracia é um se não o maior destaque nesse ramo, democracia: "demo" significa povo e "kracia" (termo de origem grega) poder, ou seja o termo faz referencia ao poder na mão do povo.
E os fundamentos do qual surgiram esta ideologia, está na Grécia, isso por volta de mais de 500 anos antes de Cristo (seguindo o nosso atual calendário cristão), onde foi proposto por um cidadão, a ideia de participação de todos em assunto políticos, o que fez a ideia ser muito apoiada, foi o publicas, que via ali uma forma do poder não se concentrar nas mãos de poucos.
Resposta:
Letra E) Estabelecimento do primeiro programa militar para proteção das Cidades-Estado.
Explicação:
Espero Te Ajudado!