O homem tem a capacidade de interferir na geomorfologia terrestre de forma limitada (…) Énos fatores externos que sua atuação é marcante (…) O homem pode mudar o relevo indiretamenteou diretamente.” (OLIVA, J., & GIANSANTI, R. Espaço e Modernidade — Temas da Geografia Mundial. São Paulo: Atual, 1995. p. 305.) A partir dessa citação, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) em cada afirmativa a seguir. ( ) A expressão erosão acelerada foi criada para caracterizar a ação indireta do homem nos processos erosivos. Um exemplo clássico dessa ação é o desmatamento. ( ) A impermeabilização do solo ocorre, com maior expressão, nas áreas urbanas. Durante as chuvas, as águas, não podendo infiltrar-se no solo, formam enormes enxurradas provocando erosão em encostas e áreas não-impermeabilizadas. ( ) Desviando cursos de rios ou represando as águas desses rios, o homem age diretamente como criador de formas de relevo. Um exemplo disso é a construção da usina hidrelétrica de Itaipu. A sequência correta é * 6 pontos a) V - F - V. b) V - V - V. c) F - V - F. d) V - F - F. e) F - F - V
Respostas
É de extrema importância a compreensão dos mais diversos geomorfológicos e suas respectivas formações, dessa forma, podemos aprender como evitá-los e/ou como utilizá-los a nosso favor.
a) Verdadeira, pois os processos erosivos podem ser causados pelo ser humano de forma indireta, por exemplo, com as chuvas ácidas, causadas pelos poluentes das indústrias que são liberados no ar, e com a chuva logo em seguida.
b) Verdadeira, pois com a construção de estradas e cidades, fica mais difícil a entrada de água no solo, e dessa forma, o acúmulo desse líquido na superfície é maior.
c) Verdadeira, o desvio direto do curso de rios e lagos para benefícios energéticos ou geomorfológicos se da de forma direta pela ação antrópica, e com isso, alteramos a morfologia terrestre, e até mesmo, a fauna e flora local.