• Matéria: Filosofia
  • Autor: spaczstar
  • Perguntado 3 anos atrás

ALGUEM ME AJUDA PFV!!!!!!!!!!!!!!!!! É PRA AMANHÃ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Na visão de Platão, Sócrates havia sido vítima do poder do discurso político, que agiu contra o raciocínio filosófico. Para Platão existia entre a filosofia e a política uma relação de ordenação entre às duas, a qual uma deveria dirigir os rumos da outra. Quem possuía a superioridade para Platão?

A- POLITICA.
B- FILOSOFIA
------
Para Platão, Sócrates possuía diferentes posturas que o distanciava dos Sofistas. Uma delas é que o filósofo nunca se colocava como professor apto para ensinar determinados conhecimentos, por isso o levava a não cobrar daqueles que se opusessem a ouvi-lo. Qual era a outra característica usada por Platão para distinguir Sócrates dos Sofistas?

A- A IRONIA SOCRÁTICA
B- A BUSCA PELA VERDADE, E DISTANCIAMENTO DO DISCURSO DE MANIPULAÇAÕ E DO OPORTUNISMO, DA CONVENIENCIA E DO RELATIVISMO DOS SOFISTAS, CARACTERISTICO DE ALGUNS INTELECTUAIS FAMOSOS DA EPOCA.
----
Em a apologia de Sócrates, no julgamento que condenaria Sócrates por corrupção, o promotor que teria se contradito em sua peça de acusação, foi incentivado por outros mentores a participar daquela audiência, porém o jovem teria sido motivado por outra razão. Qual teria sido o motivo pelo, qual o jovem promotor teria se rebelado contra o acusado?

A- SÓCRATES O TERIA DESPREZADO E NEGADO SER SEU LIDER.
B- SÓCRATES TERIA ACUSADO OS POETAS DE PENSAREM SER OS MAIS SÁBIOS DOS HOMENS, CLASSE QUAL ACUSADOR FAZIA PARTE.
-----
Em uma passagem da obra, Xenofonte, amigo de infância de Sócrates e também discípulo, teria perguntado à Pitonisa, que era a sacerdotisa do templo de Delfos, se existia alguém mais sábio que Sócrates. A Pitonisa respondeu que não. A resposta teria deixado o filósofo intrigado, pois ele mesmo não se considerava a pessoa mais sábia de todas.

A- VERDADEIRO
B- FALSO

------
Qual era a intenção de Sócrates ao promover debates e provocar as pessoas com diversas perguntas?

A- FAZER COM QUE AS PESSOAS PUDESSEM PENSAR SOBRE O QUE LHES ERAM PERGUNTADO, INDUZINDO - AS A COLOCAREM O VERDADEIRO CONHECIMENTO PARA FORA.

B- IRRITAR E ESVASIAR OS DISCURSOS DOS INTELECTUAIS QUE PENSAVAM SER OS MAIS SÁBIOS.
--------
Sócrates defendeu a si mesmo em um tribunal, e Platão, seu mais famoso discípulo, redigiu na forma de diálogo uma apresentação dessa defesa, dando origem ao texto Apologia de Sócrates.

A- VERDADEIRO
B- FALSO
-----
A maneira como Sócrates se refere às acusações poderia ser considerada uma parábola do contexto atual, em que tem predominado o interesse em simplesmente acusar, sem o adequado respaldo dos fatos e sem a aceitação de contra-argumentos.

CERTO
ERRADO

---
Em sua defesa, Sócrates afirma aos juízes que o mal é inevitável e, por isso, é sempre preferível morrer.

CERTO
ERRADO

----
Sócrates afirma que a maldade é mais veloz que a morte. No trecho da obra Apologia de Sócrates, essa afirmação é complementada, de forma correta, quando ele diz que, por ser

A- velho, foi apanhado pela morte, mais lenta, porém seus juízes foram apanhados pela maldade, mais veloz, ao cometerem a injustiça de condená-lo à morte.
B- mal, foi apanhado pela morte, mais velha e justa, porém seus juízes foram apanhados pela justiça, mais veloz, ao condená-lo à morte.
C- bom, foi apanhado pela injustiça, mais lenta, porém seus juízes foram apanhados pela mentira, mais veloz, ao condená-lo à morte.
D- sábio, foi invejado pela morte, mais ignorante, porém seus juízes foram invejados pela maldade, mais veloz, ao cometerem a injustiça de condená-lo à morte.

Respostas

respondido por: lucasmito648
2

Resposta:

a) b) d ) espero ter ajudado coloca melhor resposta pfv para eu chegar em especialista

Perguntas similares