faça a contagem silábica dos poemas abaixo e classifique os versos, dando os nomes conforme a quantidade de sílabas; faça o mesmo com relação às estrofes. Em seguida verifique as rimas e responda se são intercaladas, encadeadas ou alternadas.
Soneto 1 “Sou Pastor; não te nego; os meus montados São esses, que aí vês; vivo contente Ao trazer entre a relva florescente A doce companhia dos meus gados; Ali me ouvem os troncos namorados, Em que se transformou a antiga gente; Qualquer deles o seu estrago sente; Como eu sinto também os meus cuidados. Vós, ó troncos (lhes digo), que algum dia Firmes vos contemplastes, e seguros Nos braços de uma bela companhia; Consolai-vos comigo, ó troncos duros; Que eu alegre algum tempo assim me via; E hoje os tratos de Amor choro perjuros.” Soneto
2 “Este é o rio, a montanha é esta, Estes os troncos, estes os rochedos; São estes inda os mesmos arvoredos; Esta é a mesma rústica floresta. Tudo cheio de horror se manifesta, Rio, montanha, troncos e penedos; Que de amor nos suavíssimos enredos Foi cena alegre, e urna é já funesta. Oh quão lembrado estou de haver subido Aquele monte, e às vezes, que baixando Deixei do pranto o vale umedecido! Tudo me está a memória retratando; Que da mesma saudade o infame ruído Vem as mortas espécies despertando.”
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
O arcadismo compreende um movimento literário intimamente relacionado com a fuga do materialismo, e assim, voltado para questões espirituais, imaginativas, inerentes à alma do indivíduo.
E por isso, nota-se acima, como características do arcadismo, a citação da natureza como elemento que compõem a obra árcade, além de uma clara apelação que é realizada à uma figura divina, com o intuito de pedir auxílio além de direcionamento.
Explicação:
espero ter ajudado ❤❤
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás