Respostas
Resposta:
Na nossa correria do homem moderno, cheia de trabalho, prazos, trânsito, preocupações, stress…precisamos de algo no dia-a-dia para canalizar e descarregar nossas energias, que nos motive, e provoque aquele sentimento de satisfação por completo.
Acho que já podem imaginar onde um bom treino de lutas se encaixa, não é verdade?
Além disso, por motivos como melhora das capacidades físicas, emagrecimento, lazer e participação de um grupo social muitas academias possuem treinos voltados para lutas entre os serviços oferecidos. O trabalho em grupo favorece as interações entre os praticantes e as aulas podem explorar além do combate, como treinamento funcional, em circuito, exercícios de agilidade e coordenação motora.
Para melhorar, além dos benefícios corporais, já está comprovado que os treinos de lutas trazem inúmeros benefícios mentais, como o controle emocional, a capacidade de foco e concentração, a resiliência e o autoconhecimento, além do desenvolvimento do espírito de competitividade sadio.
Esses aspectos: corporais e mentais, devem ser trabalhadas em conjunto nas lutas, até porque são inseparáveis, ou seja, é impossível trabalhar a mente, a emoção, a razão sem o uso do corpo, e vice-versa.
Essa visão contribui além do treino em si, é uma percepção em todos os campos da vida e deve ser levada como aprendizado para desenvolvimento pessoal. Como já dizia Freud: “O corpo é a fonte de toda a experiência mental”.