Maria Luiza, tecnóloga em Gestão de RH, foi contratada por uma empresa do ramo de prestação de serviços de informática, localizada na região metropolitana de São Paulo, com filiais nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Pará e Amazonas. No planejamento estratégico da área de RH elaborado pela gestora, foi definido como um dos objetivos estratégicos suprir a organização de profissionais qualificados para as diversas áreas da organização, com foco no posicionamento competitivo junto ao mercado, por meio da ampliação do capital humano da empresa. Maria Luiza, então, iniciou a elaboração de uma política de Recrutamento e Seleção, a ser desenvolvida por toda a organização, para direcionar as futuras contratações de pessoal e alcançar, assim, os objetivos esperados.
Na situação descrita acima, qual seria a postura adequada de Maria Luiza na definição de fontes de recrutamento, para se alcançar o objetivo estratégico proposto
Respostas
Resposta:
* CLIMA DA ENTREVISTA;
* LIDAR COM A ANSIEDADE DO CANDIDATO;
* TRABALHAR A ANGÚSTIA DO SILÊNCIO;
* CONTROLE DA ENTREVISTA.
Explicação:
TODO PROFISSIONAL DE RH AO ENTREVISTAR UM CANDIDATO, PRECISA TER UM JOGO DE CINTURA PARA QUE A ENTREVISTA SAIA PERFEITA E ASSIM CONSEGUIR ATINGIR O SEU OBJETIVO. ENTÃO FIQUE ATENTO SOBRE ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES:
* CLIMA DA ENTREVISTA: PRECISA TER UMA SALA DE ENTREVISTA AGRADÁVEL. SAIBA QUE MUITOS ENTREVISTADORES ACREDITAM QUE É NECESSÁRIO INTIMIDAR OU DEMOSTRAR AUTORIDADE DURANTE A ENTREVISTA E ESSA ATITUDE COSTUMA DEIXAR A PESSOA EXTREMAMENTE NERVOSA E ISSO ACABA SENDO UM ENGANO.
* LIDAR COM A ANSIEDADE DO CANDIDATO: TEM UMA RELAÇÃO IMEDIATA COM A QUESTÃO DO CLIMA DE UMA ENTREVISTA. É COMUM QUE BONS PROFISSIONAIS SE SINTAM DESCONFÓRTAVEL DURANTE UMA ENTREVISTA, MESMO QUE O ENTREVISTADOR ENTEJA AGINDO AMIGAVELMENTE. SENDO ASSIM, É IMPORTANTE QUE O PROFISSIONAL DE RH SEJA SENSÍVEL. O ENTREVISTADOR DEVE USAR HABILIDADES PARA NÃO PERDER UM BOM CANDIDATO. ENTÃO A RAPPORT AJUDARÁ MUITO, MAS VAMOS ENTENDER O QUE É RAPPORT: ELA SE REFERE À CRIAÇÃO DE UMA LIGAÇÃO DE EMPATIA COM OUTRA PESSOA, É SE COLOCAR NO LUGAR DE ALGUÉM BUSCANDO AGIR E PENSAR COM TAL.
* TRABALHAR A ANGÚSTIA DO SILÊNCIO: SAIBA QUE O SILÊNCIO, EM ALGUMAS SITUAÇÕES, PODE SER MUITO CONSTRANGEDOR.
* CONTROLE DA ENTREVISTA: QUANDO PERCEBER QUE O ASSUNTO QUE VOCÊ HAVIA PREPARADO EM SEU ROTEIRO DE PERGUNTA, INTERROMPA EDUACADAMENTE A PESSOA QUE ESTÁ ENTREVISTANDO E RETOME O CONTROLE.
Resposta: Utilizar fontes de recrutamento interno e externo.
Explicação:
Para que a empresa possa ampliar o seu capital humano e atingir os resultados planjeados, é necessário que a Gestao de RH invista tanto na poderosa ferramenta motivadora do recrutamento interno, investindo no pessoal interno, quanto na oportunidade de renovar e enriquecer seu potencial humano através do recrutamento externo buscando agregar ideias e experiências novas dos candidatos externo ao conjunto de colaboradores da organização.