Faça um resumo sobre os três processos da guerra:
Guerra de movimento, guerra de trincheiras e fase final.
Respostas
Resposta:
GUERRA DE MOVIMENTO
Ocorrida entre agosto e novembro de 1914, a chamada guerra de movimento primeira fase da Primeira Guerra Mundial. Este período ficou conhecido por ocorrerem vários ataques muito rápidos. Neste momento os soldados alemães que se direcionavam para a Bélgica, conseguem submeta-la e a invadem, porém, os franceses e russos resistem a ofensiva alemã e conseguem se mobilizar, mesmo assim seus esforços não foram suficientes na para detê-los na região belga de Liège. Os alemães chegam aos arredores de Paris com setenta e oito divisões com armamentos pesados. O General alemão Joffre, que era extremamente habilidoso, recuou suas tropas até o rio Marne, que eram um dos principais afluentes do rio Sena, tendo neste espaço a primeira batalha, onde pelo menos dois milhões de soldados se confrontaram, não havendo ganhos significativos, esses efetivos conseguiram apenas deter os exércitos alemães.
Neste meio tempo, entre 26 e 30 de agosto de 1914, os russos foram vencidos pelo general alemão Hindenburg na batalha de Tannemberg, região que fica ao norte da Polônia. Os russos contavam com aproximadamente 150 mil solados e os alemães contavam com 230 mil e os venceram com certa facilidade, deixando a Rússia em situações precárias na sua parte oriental da guerra. Novamente os alemães vencem os russos no combate que ocorreu nos lagos Masurianos, região que fica também na Polônia, atrapalhou os planos futuros dos russos durante a guerra. Os movimentos da primeira guerra passaram pela Ásia, onde os japoneses reivindicavam colônias alemãs no Pacífico, e as investidas franco-britânicas no continente africano.
GUERRAS DE TRINCHEIRAS: Guerra de Trincheiras, um tipo de guerra terrestre, é o nome dado à segunda fase da Primeira Guerra Mundial, na qual essa estratégia foi amplamente utilizada. Essa fase ocorreu entre 1915 e 1918. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um conflito armado que envolveu diversas potências europeias e os Estados Unidos da América. Tais países constituíram dois grupos: a Tríplice Entente (Inglaterra, França, Rússia) e a Tríplice Aliança (Alemanha, Itália e Império Austro-húngaro), os quais entraram em conflito.
O estopim da guerra foi o assassinato do arquiduque do Império Austro-húngaro Francisco Ferdinando, na cidade de Sarajevo (Bósnia e Herzegovina), por um grupo nacionalista sérvio denominado Mão Negra.
A Primeira Guerra Mundial dividiu-se em duas fases: a primeira foi a Guerra de Movimento (1914-1915) e a segunda foi a Guerra de Trincheiras (1915-1918).
A Itália, em 1915, passou da Tríplice Aliança para a Tríplice Entente por conta do Tratado de Londres, que prometeu posses territoriais na Turquia, na Áustria e em colônias alemãs.
Próximo do final da Grande Guerra, em 1917, os Estados Unidos declaram guerra à Alemanha, sob o pretexto de que seus barcos mercantes neutros terem sido atacados por submarinos alemães. Os Estados Unidos se uniu a Tríplice Entente e teve uma participação importante para a vitória desse grupo.
Também em 1917, a Rússia sai da guerra devido a Revolução de Outubro de 1917 (Revolução Russa).