• Matéria: História
  • Autor: xfpz4w9r5r
  • Perguntado 3 anos atrás

Vários autores nacionais e estrangeiros e importantes Entidades ligadas à Cultura defendem que a participação de um amplo leque de atores sociais no planejamento e na gestão do patrimônio cultural trazem inúmeros benefícios para a comunidade, mas alguns fatores devem ser observados para que isso ocorra com qualidade.

Nas alternativas, apenas uma NÃO concorre para esse fim. Assinale-a:

a.
Processos participativos favorecem mais ao consenso do que o simples aporte de propostas construídas apenas pelos técnicos.

b.
Projetos sem participação têm maior risco de descontinuidades ou de ter sua implementação retardada devido a conflitos não previstos na fase de concepção.

c.
A adesão de vários atores sociais prejudica a ação, vez que ficam mais difíceis as tomadas de decisões.

d.
Abrir a formulação de projetos e programas à participação social exige transparência para que a confiança entre as partes esteja garantida.

e.
Atores sociais são mais aptos a informar, direta ou indiretamente, aos gestores públicos, sobre valores, traços culturais, práticas e comportamentos de grupos sociais, muitas vezes não percebidos pelos técnicos.

Respostas

respondido por: tailinebarbosa13
1

Resposta:

d.

Abrir a formulação de projetos e programas à participação social exige transparência para que a confiança entre as partes esteja garantida.

Explicação:

Perguntas similares