Respostas
Resposta:
O período das Grandes Navegações e a consolidação da economia mercantil dentro da Europa estabeleceu um novo tipo de relação entre as nações européias. O interesse na conquista de novas rotas comerciais e a descoberta de áreas de colonização permitiu uma relação competitiva entre as nações européias. O controle de uma terra distante e a descoberta de um novo ponto comercial significava a possibilidade de fortalecimento do Estado por meio da expansão de suas atividades mercantis.
Apesar de termos essa situação competitiva se desenvolvendo ao longo da Idade Moderna, o papel pioneiro desempenhado pela nação portuguesa colocou este Estado à frente de outros países durante um bom tempo. Para que possamos entender essa diferença de Portugal em relação ao restante da Europa, é necessário que visualizemos uma série de acontecimentos históricos que contribuíram diretamente para que a nação lusitana fosse a primeira potência marítima de seu tempo.
Explicação:
Etiópia
A Etiópia não foi uma das vítimas do neocolonialismo, mas não foi por falta de tentativas. Por volta de 1880, a Itália era um dos países mais atrasados da Europa ocidental: ainda muito agrário, pobre, recém-unificado. À época, em torno de 25 milhões de italianos já haviam migrado para vários outros países (Brasil, inclusive) em busca de uma vida melhor. Para tentar compensar isso, o país também queria entrar na mais nova moda: arranjar uma colônia na África.
Ou seja a Etiópia e a Libéria.
/\/\//\\/\/\/\//\//\\///\//\///\//\\/\\/\\//
Espero ter ajudado
Resposta:
Guiné-Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique.
Explicação:
Esses países foram dominados por Portugal com os avanços da expansão ultramarina, durante o século XV até XVI. Os países citados acima, hoje em dia, usam nosso idioma, o português.
Espero ter ajudado :)
Ajuda ai com as estrelinhas.