Não existe uma única forma de classificar a cultura organizacional. A divisão mais conhecida é a dada pelo autor e filósofo, Charles Handy. Com ela, você pode encontrar quatro tipos de cultura organizacional.
1. Cultura de poder: decisões estão centradas em uma liderança.
2. Cultura de tarefas: existem profissionais específicos para cada tarefa.
3. Cultura de pessoas: valorização das pessoas e colaboradores.
4. Cultura de papéis: as estruturas hierárquicas são bem definidas.
Saber identificar a cultura corporativa é essencial, pois os valores e crenças determinam as escolhas. Isto é, a adequação ao perfil da empresa será um critério relevante em avaliações de desempenho, processos de seleção e sistemas de recompensa.
Texto adaptado. ARMBRUST, Gabrielle. Cultura organizacional: o que é, importância, tipos e exemplos. Disponível em: https://www.gupy.io/blog/cultura-organizacional. Acesso em: 05 jul. 2021
Considerando o texto e os conteúdos estudados sobre cultura organizacional, marque a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A cultura organizacional é constituída tão somente por elementos concretos e factuais.
Alternativa 2:
Empresas de médio e grande porte tendem a formar uma cultura organizacional mais consistente que as empresas de pequeno porte.
Alternativa 3:
Cultura organizacional e estrutura organizacional são conceitos sinônimos, considerando que ambos envolvem os aspectos implícitos da organização.
Alternativa 4:
O comportamento organizacional, formado pelas práticas e cotidiano das organizações, é constituído, sobretudo, pela cultura organizacional.
Alternativa 5:
Uma cultura forte dentro de uma organização se refere ao fato de conjuntos de valores não serem compartilhados entre as pessoas que nela trabalham.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Alternativa 4 é a correta
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás