Respostas
O trabalho foi tema de muita discussão sociológica no século XIX e é até hoje. Dois sociólogos clássicos muito importantes definiram o trabalho de maneiras bem diferentes:
Karl Marx definiu como "A atividade por meio da qual o ser humano produz sua própria existência".
Já Max Weber definiu como " O trabalho dignifica o homem".
Ambos falavam sobre a influência do trabalho na vida humana, sobre a alienação e a influência às vezes negativa do trabalho no homem, por fazê-lo acreditar que sua vida gira em torno de trabalhar para gerar riquezas e lucro.
Precisamos voltar ao contexto histórico vigente da época para entender as questões sociológicas que rondavam o trabalho na sociedade: após a primeira revolução industrial, o mundo sentiu uma das maiores mudanças em seus paradigmas. Novas relações foram construídas, houve o êxodo rural, houve o crescimento da burguesia e o aumento das desigualdades socioeconômicas. No âmbito trabalhista, não haviam leis trabalhistas e os proletários eram explorados. Tempo é dinheiro, era a frase do momento. As grandes indústrias tomaram o cenário econômico mundial e as relações viraram ao avesso.
Desse modo, a sociologia surgiu como ciência social, para tentar justamente entender o que é o trabalho e as relações desse com a sociedade, os fenômenos e anomias sociais que surgem com o trabalho, dentre outras coisas.
Saiba mais sobre trabalho em:
brainly.com.br/tarefa/13040729
brainly.com.br/tarefa/21079558
Espero ter ajudado!