• Matéria: Sociologia
  • Autor: lecofrancajc
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o artigo "Mulheres no mercado de trabalho: onde nasceu a desigualdade" e responda a questão a seguir:

Tânia Andrade, 2016

“No Brasil, as mulheres são maioria da população, passaram a viver mais, têm tido menos filhos, ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho e, atualmente, são responsáveis pelo sustento de 37,3% das famílias. Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, divulgada pelo IBGE em 2013, indicam que viviam no Brasil 103,5 milhões de mulheres, o equivalente a 51,4% da população.”

(Portal Brasil, 6/3/2015)

No mesmo sentido, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, mostra que, entre 1976 e 2002, as taxas de atividade masculina oscilaram levemente, entre 73% e 76%, enquanto as taxas femininas aumentaram de 29% para 50%, quase dobrando. Essa tendência, porém, não se reproduz em relação à participação das mulheres no conjunto dos empregados, que, sem contar os domésticos, permanece oscilando em torno de um terço do total. Faça a analogia correta dessa questão:

Escolha uma opção:

a.
A taxa de atividade feminina teria duplicado se alcançasse o valor de 60%

b.
As mulheres inverteram os papéis na ocupação doméstica, e hoje o número de homens nesse mercado ultrapassou o das mulheres

c.
As oscilações das taxas masculinas, não são representativas, quando comparado com as mulheres, mesmo eles apresentando maior ocupação no mercado de trabalho.

d.
A oscilação em torno do terço do total seria de 25%

e.
Deve-se lembrar que não contou-se os domésticos, porém acrescentando os valores desse tipo de ocupação, quase não influenciaria no valor total


lecofrancajc: Letra C) está correta!

Respostas

respondido por: Matheusieti
2

A alternativa C é a que melhor se refere a posição da mulher na sociedade atual, levando em consideração o trabalho e como ela está inserida nesse processo.

A mulher ao longo dos séculos foi conquistando seus direitos e se posicionando cada vez melhor na sociedade.

Ainda existem fatores que colocam a mulher como subjugada perante o homem e por isso o movimento feminista se faz necessário e tão importante.

O movimento feminista é uma das manifestações sociais que vem cada vez mais crescendo nos últimos tempos, principalmente devido ao feminicídio assim como a propagação da opressão por parte da classe masculina sobre a mulher que já acontece desde a época antiga.

Perguntas similares