• Matéria: História
  • Autor: joao824046
  • Perguntado 3 anos atrás

Durante a expansão marítimo-comercial europeia, navegar foi preciso e muitos se aventuraram movidos por todo tipo de interesse, inclusive a pirataria, atividade que remonta à Antiguidade mas que contribuiu para o intenso fluxo de navegação nessa época. Pode-se considerar consequência da pirataria dessa fase histórica.

a) a construção de fortalezas ao longo do litoral Atlântico, no continente americano, uma vez que partiam dos piratas as principais ameaças aos povoamentos emergentes.
b) o estabelecimento do chamado comércio triangular, uma vez que o transporte de mercadorias feito no mar do Caribe era executado essencialmente por embarcações piratas, sem bandeira identificando a procedência.
c) o uso recorrente da carta de corso, pela qual alguns reinos concediam autorização oficial aos piratas também chamados de corsários para atacarem determinados inimigos.
d) a busca, pelos navegantes europeus, de rotas comerciais alternativas para a África, a América e a Ásia, uma vez que os piratas ingleses impediram a navegação de cabotagem e o tráfico negreiro.

Respostas

respondido por: pingasbros7
1

Resposta:

A)

Explicação:

As respostas para a era de ouro da pirataria (1650 até à década de 1730), e muitos piratas nas litorais da América e o santuário da Pirataria. O Caribe e para se defender do ataque dos piratas foi a instalação de fortes e fortalezas perto de litorais, para defesas de bens de valor ou agricultura local.

(Espero ter ajudado!)

Perguntas similares