A dádiva de que fala Mauss não se confunde com a tradução que o senso comum faz do termo. No Brasil, por exemplo, ela é, sobretudo, identificada com as ideias católicas de caridade e de benção. Emboracaridade e benção correspondam a certo tipo de dádiva, é importante desde logo assinalar que para Mauss o termo tem uma significação mais ampla. Para ele, a dádiva é uma lógica organizativa do social que tem caráter universalizante e que não pode ser reduzida a aspectos particulares como aqueles religiosos ou econômicos. As traduções feitas por diferentes culturas produzem, de fato, desvios semânticos que levam, por exemplo, pensando o caso brasileiro, a uma redução do dom a um fenômeno religioso. Isso dificulta a compreensão da sociologia de Mauss, mas esta dificuldade não pode ser vista como uma restrição linguística insuperável.Em seu ensaio nominado “A Dádiva”, Mauss afirma:
a) a dádiva produz a aliança, tanto matrimonial como política.
b) a dádiva é fonte de desagregação entre os povos.
c) o capitalismo é a fonte primordial da dádiva.
d) os povos ocidentais têm maior propensão à prática da dádiva.
e) sua inspiração para escrever esse ensaio foi a obra de Augusto Comte.
Respostas
Resposta:
Alternativa ( d ) e a correta
Explicação: espero ter ajudado. Mas Bota o coração e a estrela por favor. Tchau. Bons estudos...
A lei da dádiva, ou ensaio sobre a dádiva atua como a relação entre o comércio de objetos entre os grupos e como esses grupos constroem seus relacionamentos. Letra D.
Como Mauss reflete a dádiva?
Marcel Mauss nos orienta que ao doar um determinado objeto o doador cria uma obrigação em relação ao receptor, que fica com a "obrigação" de retribuir o presente.
Assim, ele afirma em sua obra que as doações recíprocas estabelecem relações de fortes alianças, assim como a hospitalidade, a proteção e a assistência mútua, um dos principais fatores para que o relacionamento entre os indivíduos seja estabelecido.
Mais sobre a teoria da dádiva:
https://brainly.com.br/tarefa/21958385