• Matéria: História
  • Autor: aryellenferrrei
  • Perguntado 9 anos atrás

A)explique quais foram as consequências do crescimento descontrolado da produção cafeeira

B) como se caracterizou a industrialização no Brasil durante a primeira república?

C) que era a origem da maioria dos operários nesse período?

D) como eram, de modo geral, as condições de trabalho do operário da indústria durante a primeira República?

Respostas

respondido por: silva6234
13
A-Como os mercados consumidores não se expandiam na mesma proporção, o crescimento contínuo
do cultivo de café levou à megaprodução e ao excessivo armazenamento do produto. Só para ter ideia da gravidade da crise, de uma safra de 7,2 milhões de sacas em 1897-1898, passamos para mais de 20 milhões em 1906-1907. Devido ao aumento da oferta, os preços do produto despencaram.
Com o corte nas receitas, o país não teve como continuar pagando sua dívida externa.
C-a maioria dos operários eram formado por camponeses que abandonavam o campo para tentar uma vida mais confortável nas cidades, já que as mesmas passaram por grandes transformações com o surgimento da Burguesia e do grande fluxo comercial, como a mão de obr se tornará escasa nas cidades os os trabalhadores rurais migraram para as cidades com a esperança de melhorar a vida ou se tornar um pequeno comerciante.
B-se caracteriza pela exportação do café que estimulava os investimentos e a produção interna, basicamente indústria de bens de consumo. Predominava a indústria de bens de consumo que já abastecia boa parte do mercado interno. O setor alimentício cresceu bastante, principalmente exportação de carne, ultrapassando o setor têxtil. A economia do país continuava, no entanto, dependente do setor agroexportador, especialmente o café, que respondia por aproximadamente 70% das exportações brasileiras. Com isso, a renada familiar foram crescendo e o café contribiui para uma expansão industrial.
D-Péssimas, próximas do que ocorreu na 1ª fase industrial na Europa. Longa jornadas de trabalho (até 15 horas por dia); fábricas geralmente com pouco espaço, mal iluminadas e sem ventilação, sem cuidado com higiene e segurança no trabalho; sem uma legislação trabalhista (não havia salário mínimo, aposentadoria, pagamento por horas extras, direito à férias, indenização por demissão, etc).
Perguntas similares