Quem lê mais escreve melhor? Sim (Walter Armellei Júnior) A leitura influencia a escrita por vários motivos: o leitor toma contato com novas formas linguísticas, enriquece o vocabulário, descobre mundos e amplia seus conhecimentos. É praticamente impossível que um apreciador da leitura não consiga escrever bem. Mas não podemos nos esquecer de que ler exige certas habilidades. Para melhor aproveitamento, o leitor precisa ter capacidade de análise e interpretação. Só assim ele extrai substratos dos livros para seu texto. A televisão pode ajudar a ampliar horizontes, mas possui linguagem diferente da escrita.Parafraseando Drummond, diria que escrever só se aprende escrevendo. E lendo muito. Escreva em qual parágrafo está a opinião que: 2. “A televisão pode ajudar, mas não substitui a leitura” *
Respostas
Resposta:
Afinal, qual frase está correta: plural ou singular?
Neste caso a partícula “se” é apassivadora, isso quer dizer que o verbo é transitivo direto e a oração está na voz passiva sintética e, portanto, o sujeito aparece após “se”.
Veja como seria se passássemos as frases acima para a voz passiva analítica:
a) Aluga-se casas = Casas é alugada.
b) Alugam-se casas = Casas são alugadas.
Agora responda: E então, qual das duas formas é a certa?
Pela percepção você deve ter respondido letra “b”, uma vez que a concordância verbal entre “casas” e “é” está absurdamente incoerente.
Assim, quando as frases do tipo: Aluga-se apartamentos, Faz-se roupas, Faz-se unhas, Vende-se casas e semelhantes aparecerem a sua frente, faça a seguinte pergunta ao verbo: o que?