• Matéria: História
  • Autor: user9257
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia os textos abaixo: “Cada ateniense faz parte, ao mesmo tempo, de quatro sociedades distintas: é membro de uma família, de uma fratria, de uma tribo e de uma cidade. (...) A criança, a princípio, é admitida na família, pela cerimônia religiosa celebrada dez dias depois do nascimento. Alguns anos depois, ingressa na fratria por nova cerimônia (...). Enfim, na idade de dezesseis anos, ou de dezoito, apresenta-se se para ser admitido na cidade. (...) A partir desse instante está iniciado no culto público, e se torna cidadão (...). O cidadão era reconhecido por sua participação no culto da cidade, e dessa participação provinham todos os seus direitos políticos e civis”. COULANGES, Fustel de. A Cidade Antiga. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes. p.113-170. “Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana (...) Parágrafo único. Os direitos enunciados nesta Lei aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, (...), região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem.” BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. A partir da leitura dos textos, responda à questão CORRETA sobre a cidadania:

a) Enquanto no ECA os direitos são restritos às crianças e adolescentes, na democracia ateniense crianças, mulheres, homens e escravos eram considerados cidadãos com plenos direitos.
b)A cidadania é um direito fundamental e universal, garantido a todas as crianças desde os primórdios da formação da civilização grega na antiguidade.
c)Ainda que se refiram a contextos históricos distintos, os dois textos se aproximam por defenderem a restrição do exercício da cidadania e da garantia de direitos às crianças e aos adolescentes.
d)Cidadania é um princípio que tem assumido diferentes significados ao longo da história, e sua definição deve ser compreendida a partir das particularidades de cada sociedade.

Respostas

respondido por: joaoemanuelalvesdeje
1

Resposta:D

Explicação:

Cada civilização tinha (tem) um modo de pensar diferente entre si, então são semelhantes em alguns aspectos , mas não iguais.

respondido por: EduardoPLopes
3

O conceito de "cidadania" não é único e idêntico em todo o mundo atual e já teve muitas "caras" diferentes ao longo da História, de modo que em cada sociedade e em cada época há uma ideia diferente daquilo que "cidadania" significa. É correta a alternativa D.

Quais são algumas diferenças no uso de cidadania com o tempo?


Na história do Brasil, por exemplo, a "cidadania" já foi restrita somente aos homens livres e dotados de posse durante o Primeiro Reinado, já foi dada a todos os homens (mas não às mulheres) na República Velha e só foi se tornar universal mesmo com o ECA, em 1990.

Mais sobre Cidadania em:

https://brainly.com.br/tarefa/10751880

Anexos:
Perguntas similares