O livro desconhecido
(Clarice Lispector)
Estou à procura de um livro para ler. É um livro todo especial. Eu o imagino como a um rosto sem traços. Não lhe sei o nome nem o autor. Quem sabe, às vezes penso que estou à procura de um livro que eu mesma escreveria. Não sei. Mas faço tantas fantasias a respeito desse livro desconhecido e já tão profundamente amado. Uma das fantasias é assim: eu o estaria lendo e de súbito, a uma frase lida, com lágrimas nos olhos diria em êxtase de dor e de enfim libertação: ‘Mas é que eu não sabia que se pode tudo, meu Deus!’”
1) O que será é abordado neste livro todo especial, que faz com que a voz narrativa encha seus olhos de lágrima e se sinta em Êxtase? Para responder essa pergunta, dê asas à sua imaginação e escreva um pequeno conto ou crônica sobre o que seria tal história.
R:
2 .Em “Não lhe sei o nome nem o autor”, o termo em destaque está corretamente explicado em:
A)“lhe” é pronome indefinido e se refere a qualquer sujeito. No caso, a voz expressiva no texto.
B)“lhe” é um substantivo, forma arcaica da língua portuguesa de se dizer “ele”.
C)“lhe” equivale a “dele”, tem valor de posse e se refere à palavra “livro”, anteriormente mencionada no texto.
D)“lhe” é um pronome oblíquo, cuja função é retomar, no caso, a palavra “autor”.
3. No final do texto, a última expressão “meu Deus!” tem o valor de:
A) interjeição, pois exprime os sentimentos da voz do locutor. Isso se constata com o uso de exclamação (!).
B) substantivo concreto, pois se refere a ser com existência própria.
C) sujeito da oração, ou seja, o ser sobre o qual declara algo.
D) nenhuma das respostas anteriores (NDA).
4. A expressão “Quem sabe”, retirada do texto, tem o valor de:
A) tempo
B) dúvida
C) negação
D) afirmação
5. Para você, como classificaria o texto desconhecido?
A) notícia
B) poesia
C) artigo científico
D) crônica
6. Escreva a seguir algumas características da crônica, conforme vimos ao longo do ano acerca deste gênero textual. Responda esta questão não apenas com os conhecimentos prévios, isto é, o que diz nas apostilas anteriores, mas com base no texto “O livro desconhecido”.
R:
Respostas
1. Crônicas de um autor desconhecido é uma obra que reúne 21 crônicas que retratam um pouco da visão de mundo e do cotidiano do autor. Numa linguagem simples, descontraída e quase informal, o autor desfila por histórias que nos levam a refletir sobre o existir, o tempo, os sonhos, o destino e a solidão, sobretudo a do sábado à noite. Numa visão bem humorada, situações que tenderiam a ser tristes são tratadas de forma cômica.
O livro é uma oportunidade de se perceber como as vidas mais comuns podem oferecer belas histórias e como cenas simples do cotidiano podem esconder grandes personagens. Afinal de contas, toda vida dá um livro, inclusive a de quem não sabe ler.
2. não sei essa :/
3. também não sei, desculpe :/
4. A expressão inicial "Quem sabe..." indica dúvida, hipótese. Sempre que isso ocorrer, o verbo da frase deverá ser conjugado em um dos tempos do modo denominado de subjuntivo, que é o modo que indica desejo, hipótese, dúvida.
5. Crônica.
6. também não sei :(
não respondi algumas mas espero ter ajudado mesmo assim..! <3