ajudeeeem meeeeeeee URGEEENTEEEEEEE!!!!!!!!!!
De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa e a gramática normativa, com relação à conjugação dos verbos, assinale a alternativa em que o verbo destacado esteja conjugado no tempo e no modo indicados dentro dos parênteses. *
a) Hoje, com muita simplicidade, eu APRENDI a dizer: Quem diria! Então, no final das contas, o menino Queiroz era mesmo um poeta! [...] (Presente do subjuntivo)
b) Ser um poeta PARECIA então uma coisa do outro mundo – um desligado, maluco, irresponsável... em resumo, um ser dispensável e inútil. (Futuro do pretérito do imperativo)
c) CONFESSO, com um pouco de vergonha, que houve uma época na minha vida em que tinha muita vergonha de sentir que era um poeta. (Presente do indicativo).
d) TINHA treze saudáveis anos e uma fome de vida que incluía e misturava tudo: saber, amar, jogar futebol... e criar versos. (Futuro do presente do indicativo).
Respostas
Resposta: Letra B
Explicação:
Letra A APRENDI seria do tempo verbal de ação do passado .
O presente do subjuntivo é um tempo verbal usado para indicar uma ação do presente ou do futuro. Também é utilizado para expressar desejos ( esse da pra lembrar assim tipo algo do momento que eu estou falando mas eu estou falando de algo futuro tipo quando eu chegar em casa espero que minha mãe já tenha chegado ).
Ex: Espero que eu volte antes de amanhecer.
Letra B PARECIA neste trecho podemos perceber que se fala que poderia ter acontecido como Parecia expressão uma ideia de que era uma coisa mas ao conhecer virou outra, ou seja ,pra não ficar confuso poderia ter dado ruim ser poeta mas não deu ideia de futuro do preterito do imperativo ( sempre guardar esse é algo que era pra ter acontecido mas não aconteceu )
Para falar de acontecimentos que poderiam ter acontecido no passado, mas que não se concretizaram, utiliza-se a forma composta do futuro do pretérito.
Ex: Se eu tivesse dinheiro, reformaria a casa.
Letra C CONFESSO o presente do indicativo indica açoes do exato momento que acontece o que não acontece aqui o que confirma isso e que diz ''houve uma época"( esse e so lembrar do povo do Brainly que fala que precisa de ajuda agora no exato momento ).
O presente do indicativo indica, principalmente, uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação. Indica também uma ação habitual, uma característica do sujeito, um estado permanente de uma situação ou a verdade científica dos fatos.
Ex : Eu preciso de sua ajuda neste exato momento!
Letra D TINHA expressa uma ideia passada mas no futuro do presente expressa uma ideia como já diz no futuro presente algo que acontece breve ou rápido por exemplo (so lembrar quando falamos daqui dois dias estreia a nova temporada da minha série ).
O futuro do presente do indicativo é um tempo verbal usado para falar de coisas que ocorrem posteriormente ao momento da fala. Ele também é utilizado para expressar ordem e ainda, incerteza.
Ex: Eles chegarão ao Rio daqui a dois dias.
Expliquei do meu jeitinho que eu entendo meio louco kskks espero que vc também entendaEspero ter Ajudado !