• Matéria: Química
  • Autor: TheAlunoSecreta
  • Perguntado 3 anos atrás

Quais movimentos são necessários para inspirar e expirar​

Respostas

respondido por: randerffq755
2

Resposta:

Na inspiração, o ar presente no meio move-se para o interior do corpo. Para que isso ocorra, é necessário que o diafragma e os músculos intercostais contraiam-se, levando ao abaixamento do diafragma, alongamento da caixa torácica e elevação das costelas. Esse processo faz com que o volume do tórax aumente e a pressão no interior dos pulmões diminua, ficando, aproximadamente, 2 mmHg abaixo da pressão atmosférica. A diminuição da pressão intrapulmonar causa a entrada de ar nos pulmões.

Na expiração, por sua vez, ocorre a eliminação de ar pelas vias respiratórias. Nesse processo, tanto o diafragma como os músculos intercostais relaxam, fazendo com que a caixa torácica retorne ao seu tamanho normal. Nesse momento, ocorre a retração dos pulmões e o consequente aumento da pressão pulmonar, que chega a 4 mmHg. O aumento da pressão força a saída do ar para o meio.

Explicação:

espero que te ajude;)

respondido por: ThassilaGabrielly14
0

Olá! Bom dia! Tudo bem?

Na inspiração, o diafragma se contrai e abaixa e as costelas se contraem e se elevam. Isso aumenta a caixa torácica, diminui a pressão interna e força a entrada do ar nos pulmões. Já na expiração, a musculatura relaxa e o processo é inverso.

Inspirar e expirar. São os movimentos naturais do organismo que caracterizam a respiração, responsável por levar o oxigênio para todas as células do corpo. Embora respirar seja um ato involuntário, muitas pessoas não respiram da maneira correta.

O ato de respirar é tão natural que nem percebemos o quanto ele mexe com o nosso corpo. Em definição simples, a respiração consiste na troca de gases entre o organismo e o meio-ambiente. Inspiramos oxigênio para alimentar as células e liberamos dióxido de carbono.

Espero ter ajudado.

Bons estudos!!!

Tenha um ótimo dia!

Perguntas similares