Respostas
Resposta:
A
dança afro-brasileira tal como se conhece hoje foi criada e sistematizada na década de 1950 pela bailarina carioca Mercedes Baptista, a primeira negra a compor o corpo de baile e se apresentar no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Ela concebeu a dança afro-brasileira como uma dança cênica, resultante da fusão da dança moderna norte-americana com danças de matriz africana presentes no Brasil.
A dança afro-brasileira compõe-se de um conjunto de diferentes danças e dramatizações, que apresentam em comum a raiz negra africana. ... Trazidas ao Brasil, com a escravidão, encontraram nas senzalas e nos quilombos, espaço de resistência e afirmação cultural.
A dança Afro-brasileiras surgiu no brasil no período colonial, os africanos que na epoca eram escravos trouxeram algumas das danças como samba,umbanda,dança do maculelê,reggae,maxixe entre tantas outras...
Explicação:
Geralmente, as danças africanas iniciam com o 'chamado do atabaque', onde os instrumentistas fazem um breve início com o atabaque, chamando todos para dançar e prestigiar.
Uma das características mais populares das danças africanas, é exatamente a forma como os grupos se organizam para dançar. Em rodas ou semi círculos, com alguns instrumentos de percussão e movimentos característicos de cada dança.
Os africanos costumam dançar e celebrar vários acontecimentos importantes ao longo da vida, desde o casamento, rituais de passagem, agradecimentos diários, até a morte de algum parente ou ente querido, claro que, podendo variar de acordo com os costumes dos povos.
Fala-se muito sobre a religiosidade africana, nela o corpo e a dança são utilizados como forma de entrar em um transe e terem uma ligação real com a Terra, através do seu espírito.
Espero ter ajudado!
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/33081423