• Matéria: Biologia
  • Autor: ls750927
  • Perguntado 3 anos atrás

pesquisem a política ambiental de qualquer empresa.

bota na internet:

por exemplo: política ambiental da coca cola e etc....

MATÉRIA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PELO AMOR DE DEUS MIM AJUDEMMM!!!!!... NÃO DEM RESPOSTA ERRADA P-O-R-F-A-V-O POIS ISSO VALE PONTO ESPERO Q MIM COMPREENDAM! PLIZ PRECISO DE UMA RESPOSTA U-R-G-E-N-T-E!!!​​​​​​​​​​​​​

Anexos:

Respostas

respondido por: SayuriBr
1

Resposta:

Entende-se por política ambiental o conjunto de normas, leis e ações públicas visando à preservação do meio ambiente em um dado território. No Brasil, essa prática só veio a ser adotada a partir da década de 1930.

As primeiras ações governamentais em prol da preservação ambiental no país pautaram-se na criação de parques nacionais, localizados em pontos onde ocorriam as expansões agrícolas e os consequentes processos de desmatamento. Destacou-se, nesse entremeio, a criação do Parque Nacional de Itatiaia (na divisa de Minas Gerais e Rio de Janeiro), do Parque de Iguaçu (entre o Paraná e a Argentina) e da Serra dos Órgãos (também no estado do Rio de Janeiro). Além disso, foi elaborado, em 1934, o primeiro Código Florestal Brasileiro para regulamentar o uso da terra no sentido de preservar o meio natural.

No entanto, graças ao processo de expansão industrial que se intensificou no país a partir da década de 1950 – quando o objetivo era atrair indústrias estrangeiras e impulsionar o desenvolvimento econômico financeiro do país –, as políticas ambientais foram deixadas de lado e, consequentemente, seus avanços estagnaram.

Na década de 1960, algumas ações ainda foram realizadas, com destaque para a promulgação do Novo Código Florestal Brasileiro, que estabelecia alguns novos parâmetros, como a criação das APPs (Áreas de Proteção Permanente) e a responsabilização dos produtores rurais sobre a criação de reservas florestais em seus terrenos.

Nos anos seguintes, graças às pressões realizadas pelos movimentos ambientalistas, além da realização da Conferência de Estocolmo de 1972, o Brasil retomou o emprego de ações direcionadas a ampliar a política ambiental no país. A primeira grande atitude foi a criação, no ano de 1973, da Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA), cuja orientação girava em torno da preservação do meio ambiente e da manutenção dos recursos naturais no país.

Na década de 1980, outros órgãos foram criados, como o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) e um órgão voltado para a fiscalização, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)

Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, a política ambiental no Brasil conheceu os seus maiores avanços quando foi elaborada aquela que é considerada uma das leis ambientais mais avançadas em todo o mundo. Tal referência deve-se, principalmente, ao fato de a legislação abarcar tanto os deveres dos cidadãos quanto das empresas, instituições e o próprio governo. A crítica, a partir de então, deixou de ser direcionada sobre a legislação, passando a questionar acerca de sua aplicação, uma vez que inúmeros crimes ambientais – sobretudo aqueles cometidos por grandes empresas – geralmente acabam sem punição.

Em 2010, no entanto, houve uma nova polêmica envolvendo a política ambiental, com a elaboração de um Novo Código Florestal, que é considerado pelos grupos ambientalistas um retrocesso na legislação brasileira em relação ao meio ambiente. Entre os pontos polêmicos, está a redução das áreas das APPs e a anistia a crimes ambientais praticados por latifundiários.

Explicação:

pesquisei a política ambiental do Brasil, espero ter ajudado <)


lucasmendesbr324: Sus
lucasmendesbr324: Wikipedia salva
respondido por: lucasmendesbr324
1

Resposta:

bem, qualquer empresa q vc pesquisar a política ambiental vai ser a mesma coisa, "reciclar, estamos ajudando o meio ambiente, embalagem bio degradável, nos doamos paran ONGs" esse padrão, nenhuma empresa nesses tempos QR ser vista como inimiga do meio ambiente, já q estamos numa fase de "revolução e concientisação" até indústrias bélicas tão se metendo nesse bagulho de estojo biodegradável, carregador biodegradável, "não agredimos o meio ambiente".

Perguntas similares