• Matéria: Geografia
  • Autor: myrla35
  • Perguntado 4 anos atrás

Elaborar um resumo sobre o povoamento do território brasileiro, levando em consideração os principais ciclos econômicos que ocorreram no país desde o século XVI até o século XX.​

Respostas

respondido por: Barbiezinhadobrainly
1

O povoamento do Brasil deu-se de forma desigual dentre os mais de 500 anos de sua existência. Na época pré-colonial, entre 1500 e 1530, poucas pessoas povoavam o Brasil além dos índios: alguns exilados de Portugal eram mandados para cá, haviam franceses presentes no contrabando de pau-brasil, e também poucos cidadãos portugueses, mandados para 'guardar' as terras. Isso porque nos primeiros anos de colônia, Portugal não encontrou metais preciosos no litoral brasileiro, e a coroa achou que a terra não valia de nada.

Na época da colônia, a partir de 1530, tivemos dois ciclos econômicos distintos: o ciclo da cana-de-açúcar e o ciclo do ouro. Nos primeiros anos de colônia, o povoamento do Brasil deu-se de maneira imediata: com a divisão do território em capitanias, muitos portugueses vieram para cá, houve o início do tráfico negreiro e iniciou-se também a mestiçagem entre brancos, pretos e índios. Em meados do século XVII, houve a chegada dos holandeses no litoral nordestino e de franceses, que logo foram expulsos por Portugal, mas também contribuíram para a mestiçagem do povo e para o povoamento. Já no século XVIII, mais presente na região sudeste, iniciou-se o ciclo do ouro, que trouxe mais uma vez uma carga de povoamento alta para o território brasileiro, pois aumentou-se o tráfico negreiro - e também a vinda de estrangeiros para investir no metalismo.

Outra época que foi crucial para o alto povoamento do país foi a época da independência do Brasil - desde a vinda da corte, em 1808, até a declaração oficial de independência perante Portugal. Com a vinda da corte e a transformação do Brasil em estado nacional, vieram diversos portugueses para compor a corte, o governo, e também fugidos das invasões napoleônicas.

Logo mais, na época do Segundo Reinado, já no século XIX, houve novo fluxo migratório para cá, devido à Era do Café, quando a indústria cafeeira cresceu bastante. Imigrantes da Europa, Ásia e África, além de ainda alguns escravos, pois não havia sido declarada a abolição, vieram para as terras brasileiras procurar investir no plantio de café.

Já na República Velha e no Governo Vargas, já no século XX e ainda na Era do Café, houve talvez o maior fluxo migratório da história do nosso país: com as grandes guerras ( 1° e  2° Guerras Mundiais), imigrantes de vários países, em sua maioria italianos, alemães, japoneses, libaneses e espanhóis - a maioria em busca de boa qualidade de vida e tentando fugir da guerra. Esses imigrantes se instalaram principalmente nas regiões sul e sudeste, e representaram extrema importância econômica nas áreas da agricultura, das indústrias e do setor terciários - muitos eram professores, médicos, produtores de vinho, padeiros, marceneiros, entre outros.

Em suma, o Brasil teve picos de contração e expansão da sua população, todos ligados à economia e ao auge do ciclo econômico vigente na época.

Saiba mais sobre ciclos econômicos do Brasil em:

https://brainly.com.br/tarefa/8008810

Espero ter ajudado!

Anexos:

myrla35: obggggg ❤❤❤
Perguntas similares