O texto descreve aspectos da sociedade colonial brasileira, com destaque para a cidade do Rio de Janeiro. Tratava-se, desde Roma, da maior concentração de escravos, com a particularidade de que, no Rio de Janeiro, seu número se equilibrava com o dos descendentes europeus. [...] a cidade ganhava mais e mais um aspecto africano. Próximo ao Paço, por exemplo, a concentração era de tal ordem, que a região passou a ser chamada de Pequena África. E, de fato, o Rio mais parecia (uma) cidade da Costa d'África, com o desfile dos grupos de diferentes origens que portavam, orgulhosamente, escarificação e marcas de nação no rosto e no corpo, uma evidente indicação de que as sociedades inscrevem suas marcas nos corpos de seus indivíduos. SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasit-uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 189.
Tendo como base o texto,identifica-se que a sociedade colonial do Rio de Janeiro
A.formou-se tenfo como base a estrutura econômica escravocrata e a confluência de europeus l,asiáticos e africanos.
B.constitui-se sobre os moldes europeus,tornando-a exclusivamente branca e europeia,sem miscigenações étnicas.
C.se estabeleceu,socialmente,por meio da imigração e da confluência apenas de trabalhadores asiáticos e homens brancos europeus.
D.era composta aprnas por negros,devido à formação de uma nação africana independente na região,denominada de Pequena África.
Pfvrrr me ajudem
Respostas
respondido por:
1
Resposta:letra a
Tenho meus informantes....................
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás