Ao considerar as transições entre as diferentes concepções e
visões de ciência, disserte sobre qual a forma mais adequada de
se fazer ciência na contemporaneidade.
Respostas
A partir da busca pela veracidade dos fatos, ou seja, o fazer científico deve ter como base a metodologia científica que busca conhecer a essência do problema, ou seja, é a partir do método que o pesquisador poderá desenvolver as questões acerca de uma problemática inicial afim de chegar em uma resolução.
Por isso, a construção metodológica da pesquisa científica deve levar em consideração todos os aspectos de organização e produção, como a formulação das hipóteses, objetivos, sendo uma bússola para a prática da ciência, etc.
Resposta:
Correta
Explicação:
R.: “[…]. A ciência atual reconhece que não há regras para o contexto de descoberta, assim como não as há para a arte. A atividade do cientista se assemelha à do artista. Caminhos dos mais variados podem ser seguidos pelos diversos pesquisadores para produzir uma explicação” (KÖCHE, 2011, p. 73). A partir de Einstein e Popper desmistificou-se a concepção de que método científico é um procedimento regulado por normas rígidas que prescrevem os passos que o investigador deve seguir para a produção do conhecimento científico.
[…]. Não existe um modelo com normas prontas, definitivas, pelo simples fato de que a investigação dever orientar-se de acordo com as características do problema a ser investigado, das hipóteses formuladas, das condições conjunturais e da habilidade crítica e capacidade criativa do investigador. Praticamente, há tantos métodos quantos forem os problemas analisados e os investigadores existentes. […]. Porém, alguns critérios básicos são discerníveis dentro do procedimento geral, amplo, utilizado no construir a ciência. E é nesse sentido que se deve compreender método científico: como a descrição e a discussão de quais critérios básicos são utilizados no processo de investigação científica (KÖCHE, 2011, p. 69).
Com essa constatação, Köche (2011), defende que a interpretação da ciência contemporânea no que confere esses critérios básicos para auxiliar a investigação científica, pode estar abrangida no método científico hipotéticodedutivo, no qual, segundo o autor, Popper (1977, p. 140-141) explica:
[...] sugeri que toda discussão científica partisse de um problema, ao qual se oferecesse uma espécie de solução provisória, uma teoria-tentativa, passando-se depois a criticar a solução, com vistas à eliminação do erro, e, tal como no caso da dialética, esse processo se renovaria a si mesmo, dando surgimento a novos problemas.