Respostas
Resposta:
O Intervencionismo característico da Guerra Fria era prática fundamental para assegurar o poderio das respectivas ideologias no mundo. ... Na América Latina, o caso mais emblemático é o que ocorreu no Canal do Panamá que foi mantido sob jurisdição dos Estados Unidos e utilizado para treinar militares.
Intervencionismo é um termo para uma política de atividade não defensiva (pró-ativa) empreendida por um Estado-nação ou outra jurisdição geopolítica de natureza menor ou maior, para manipular uma economia e / ou sociedade.
as intervenções humanitárias são fruto da polarização entre direitos humanos e interesses geopolíticos, sendo que os últimos seriam o motivo da implementação de normas internacionais de direitos humanos. Em documento datado em 1998, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) (SASSÒLI, 1999, p.
O Estado intervencionista procura o equilíbrio entre os direitos sociais e os direitos individuais, coordenando as atividades essenciais de manutenção da sociedade e promovendo a justiça social, sem ser necessariamente socialista.
É chamado de intervencionismo o conjunto de práticas e ideologias políticas-econômicas que defendem a interferência do Estado na economia, através de políticas monetárias, cambiais e fiscais que alterem o comportamento do mercado.