Durante a conversa com o paciente, você como um profissional atencioso, percebe que algumas explicações devem ser realizadas sobre o caso, após avaliação da anamnese. 2 Assim, descreva como você explicaria ao paciente: a) O que é pressão arterial e quais fatores podem influenciá-la? b) A causa fisiológica envolvida na variação da pressão sanguínea ao longo do dia, podendo aumentar ou diminuir, como por exemplo: um quadro de desidratação, que ocasiona o aumento da pressão; e um quadro de exercício físico, que reduz da pressão, em curto prazo? c) O que significa os valores maiores e menores encontrados em sua pressão arterial rotineira de 140mmHg por 90 mmHg? E quais os valores considerados normais para esse paciente? Lembre-se das contrações sistólicas e diastólicas do coração.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Durante a conversa com o paciente, as explicações feitas acerca da pressão arterial são as seguintes:
a) Pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue nas paredes das artérias enquanto ele circula. Ela pode ser influenciada por diversos fatores, como frequência cardíaca, volume sanguíneo, hormônios, e pode ser calculada multiplicando-se o débito cardíaco pela resistência vascular periférica.
b) A pressão arterial pode variar ao longo do dia, baseada em fatores como estresse, posição corporal, etc. Em casos de desidratação, há uma redução do volume sanguíneo, o que leva a uma queda na pressão arterial. Já em casos de exercício físico, observa-se um aumento da PA como consequência de uma elevação na frequência cardíaca.
c) O valor máximo da PA (140 mmHg) representa o valor da pressão arterial durante a sístole ventricular, enquanto que o valor mínimo (90mmHg) representa o valor da PA durante a diástole ventricular. Os valores de PA considerados normais são de 120 mmHg por 80 mmHg.
Para saber mais sobre fisiologia cardiovascular, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/17547219