Respostas
Resposta:
O Brasil , sofre atualmente com altos índices de óbitos causados pela violência , em 2016 o número de homicídios aumentou em 60 mil. A maioria das vítimas são jovens pobres e negros , muitos miram no mundo do crime como opção de vida, as vezes com a família passando por necessidades , eles são obrigados a formar alianças com facções criminosas , auxiliando no tráfico de drogas e armas de fogo. A maioria das mortes é ocasionada por conta de dívidas das pessoas viciadas , sobrando para as famílias arcarem com as consequências.
Outro problema grave é o porte de armas , vários brasileiros possuem armamento em casa como modo de defesa, mesmo sem autorização judicial. As armas de fogo tem provocado diversos atentados desde 1980, o mais recente foi o da escola de Suzano , em São Paulo , onde dois agressores executaram violentamente oito pessoas , em seguida se suicidaram. Em contrapartida, como se já não bastasse o Governo atual quer aprovar o porte no país, piorando ainda mais os casos de homicídios e suicídios.
A desigualdade social é um dos fatores que agravam quadros de violência. Os homicídios concentram-se em bairros pobres e atingem, em proporção muito maior, a população pobre. A situação é ainda mais preocupante quando se conjugam a desigualdade e o racismo. A estigmatização da figura do negro como potencial suspeito faz com que a possibilidade de um jovem negro morrer vítima de homicídio seja 23,5% maior que a de um jovem não negro. A cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, cerca de 70 são negras.
bons estudos :)