É de conhecimento dos profissionais que o projeto ético político da profissão tem em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor central, a liberdade concebida historicamente como possibilidade de escolher entre alternativas concretas, ou seja, um compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais. Dessa forma, o projeto profissional vincula-se a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social, sem dominação ou exploraçao de classe, etnia ou gênero.
NETTO. José Paulo. “A constituição do projeto ético político contemporâneo” in Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo I.
Brasilia: Cead/ABEPSS/CFESS. 1999. (adaptado)
Avalie as afirmações a seguir:
I – Yasbek (2009) afirma que o projeto ético político da profissão baseia-se em posicionamentos atrelados a composição de uma sociedade baseada em valores do voluntariado.
II – Quando Yasbek (2009), disserta a respeito do projeto profissional brasileiro, a mesma afirma que este é composto por valores, escolhas teóricas e interventivas, ideológicas, políticas, éticas e sobretudo normatização acerca de direitos e deveres.
III – Segundo as análises de Yasbek (2009) os valores do projeto ético político estão pautados sobre a ofensiva neoliberal que se instalou no Brasil a partir da década de 90.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III.
Alternativa 2:
I apenas.
Alternativa 3:
II apenas.
Alternativa 4:
I e III apenas.
Alternativa 5:
II e III apenas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
alternativa 4
Explicação: I e III
respondido por:
0
Resposta:
II apenas.
Explicação:
Pág 94 do livro de FHTM II
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás