• Matéria: Geografia
  • Autor: stephanoassis
  • Perguntado 3 anos atrás

Por favor me ajudam rápido!!!!
Cite quais evidências levaram os cientistas a formular a hipótese de que os continentes atuais já formaram uma única massa continental, a Pangeia.

Respostas

respondido por: giovanacampos578
1

Resposta:

A deriva continental é uma teoria que versa sobre a evolução das formas das terras emersas ao longo das eras geológicas. Deriva Continental é uma teoria que inicialmente postulou o movimento das massas continentais ao longo do tempo geológica da Terra, considerando que, anteriormente, os atuais continentes possuíam outras formas e até mesmo se situavam em outras localidades do planeta. Essas observações foram realizadas antes mesmo do conhecimento a respeito das placas tectônicas, o que serviu como uma posterior comprovação da movimentação não só dos continentes terrestres, mas de toda a crosta.

A teoria da deriva continental surgiu há muito tempo, pois desde que o mapeamento de alguns pontos da Terra foi realizado, desconfiava-se que os continentes estavam unidos anteriormente. Francis Bacon, em 1620, sugeriu, por exemplo, que a costa leste do continente sul-americano e a costa oeste da África encaixava-se perfeitamente, dando a ideia de que eles haviam se separado em um passado remoto. Uma observação semelhante a essa já havia sido feita por Abraham Ortelius, em 1596.

E o que era desconfiança tornou-se, século depois, uma teoria científica com argumentos e hipóteses previamente elaborados. Nascia, então, oficialmente, a teoria da Deriva Continental, quando o alemão Alfred Wegener a formulou no ano de 1912. No entanto, tratava-se apenas de uma polêmica teoria que ainda não havia encontrado uma comprovação completa, baseando-se apenas em evidências, como a existência de fósseis e grupos de vegetação semelhantes em áreas separadas por oceanos inteiros.

Wegener defendia que, no passado, havia apenas um único continente: Pangeia (termo que significa “toda a Terra”). Com a sua lenta fragmentação, formaram-se então dois grandes continentes: a Laurásia e a Gondwana. Em seguida, novas fragmentações aconteceram e, em alguns casos, uniões de massas continentais também, a exemplo da inserção da área correspondente ao território da Índia que se juntou à Ásia.

Embora fosse uma teoria baseada em muitos estudos e evidências empíricas, a Deriva Continental de Wegener não foi muito aceita em sua época, pois não se concebia uma ideia que explicasse o motivo da movimentação desses continentes, embora houvesse suspeitas de que a camada superficial terrestre estivesse flutuando sobre uma camada líquida quente, que hoje sabemos ser o manto.

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com o desenvolvimento de equipamentos e tecnologias mais avançadas, a exemplo dos sonares, é que se pôde conceber o fato de que a crosta terrestre é apenas uma fina camada superior do planeta que se encontra dividida em várias placas tectônicas, que se movimentam continuamente. Com isso, as suspeitas levantadas no passado e defendidas por Wegener puderam ser finalmente comprovadas.

Vale ressaltar que a formação dos continentes atuais não é o processo “final” da deriva continental, uma vez que eles continuam a movimentar-se, porém em uma velocidade de apenas poucos centímetros ao longo de vários anos. Daqui a alguns milhões de anos, é bem possível que a configuração das terras emersas apresente diferenças em relação ao seu estágio atual.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Compartilhe esse conteúdo

Teste seus conhecimentos sobre este artigo

Fazer exercícios

Assista às nossas videoaulas

Vídeo 1

Artigos Relacionados

As principais Placas Tectônicas

Clique aqui e conheça quais são as principais placas tectônicas da Terra!

Bacias Sedimentares

O conceito, a formação, as características e a importância das bacias sedimentares.

Camadas da Terra

Conheça as três grandes camadas que formam o Planeta Terra. Saiba mais sobre a formação, a estruturação e a composição da crosta terrestre, do manto e do núcleo.

Camadas da Terra

Saiba mais sobre as camadas da Terra e suas propriedades!

Crosta terrestre

Informações acerca das características, dinâmicas e composições da crosta terrestre.

Fatores climáticos

Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.

Formação e Transformação do Relevo

Formação e Transformação do Relevo, O que é relevo, Quais são os fatores de formação do relevo, Como o relevo pode ser transformado, Os processos erosivos sofridos pelo relevo, A classificação de erosão.

Furacão

Descubra o que é um furacão, como ele se forma e as suas características principais.

Inverno Nuclear

Inverno Nuclear, o que é inverno nuclear, o que causaria um inverno nuclear, a inibição da luz solar.

Inversão Térmica

O funcionamento da inversão térmica e o seu agravamento em função da poluição no espaço das cidades.

Os Minerais são Recursos da Natureza

Os Minerais são Recursos da Natureza, O que são minerais, Como estão classificados os minerais, Qual a importância dos minerais para as sociedades, O minérios e as indústrias, Os impactos ambientais provocados pela exploração de minerais.

Explicação:

espero ter ajudado


stephanoassis: valeu
stephanoassis: vou pegar só a primeira parte
giovanacampos578: de nada
giovanacampos578: ta
giovanacampos578: se precisar pode me chamar
stephanoassis: pode fazer um breve resumo? só da minha pergunta por favor
Perguntas similares