Respostas
O consumismo na juventude também está atrelado ao grande estímulo das propagandas voltadas para este público, mas sem dúvida um dos principais motivos é o amadurecimento tardio dos jovens de hoje. “O alvo da mídia publicitária hoje são as crianças e adolescentes que compram demais.
O valor que os jovens dão ao consumismo e como eles fazem uso de marcas para se auto afirmarem junto à sociedade é preocupante. O celular tal, a calça X, a roupa Y, a maquiagem milagrosa! A oferta de produtos é absurda e dispara o desejo do “sempre quis um desse”, “isso é tudo que eu quero” ou “eu preciso muito disso”.
O primeiro passo é fazer uma reflexão sobre o próprio consumo, já que as crianças se espelham muito no comportamento dos pais. Além disso, é importante promover atividades de lazer com as crianças sem que seja necessário consumir algo.
Na sociedade atual os hábitos de consumo tem se intensificado devido às estratégias de marketing, tendo habilidades ao tentar vincular o prazer a aquisição da melhoria de qualidade de vida, ou mesmo promovendo a idéia que a felicidade deve estar associada com alguma forma de consumismo.
Dentre ações que podem ser feitas para conscientizar as pessoas sobre sobre esse exagero de consumo, pode-se citar: informar sobre os riscos de usar o cartão de crédito sem moderação; conscientização sobre os juros compostos nas dívidas