Qual a relação entre os conceitos científicos de hominídeos e homo sapiens?
Alguém pode me ajudar?
Respostas
Resposta:
O termo Homo sapiens (H. sapiens) deriva do latim "homem sábio" ou “homem que sabe” e é utilizado para designar cientificamente o homem moderno. Este se difere das demais espécies do Reino Animal pela presença de autoconsciência, racionalidade e sapiência.
O Homo sapiens surgiu há cerca de 300 mil anos e é a única espécie viva de primata bípede que pertence ao gênero Homo, que é composto por espécies como o H.habilis (primeiro a utilizar ferramentas de pedra lascada) e o H. neanderthalensis (considerado o último parente dos humanos).
Comparação entre o H. neanderthalensis (esquerda) e o H.sapiens (direita). (Foto: Wikipédia)
Algumas literaturas apontam a existência de subespécies. Por esse motivo, o homem moderno é nomeado de Homo sapiens e seus vários antecessores de Homo sapiens arcaicos. A nomenclatura trinomial faz referência ao último parente dos humanos como Homo sapiens neanderthalensis.
Contudo, pesquisas arqueológicas, paleoantropológicas e genéticas indicam que houve uma separação entre essas duas últimas linhagens. Logo, eles são classificados como espécies distintas: Homo sapiens e Homo neanderthalensis.