• Matéria: História
  • Autor: jamillyvianna58
  • Perguntado 3 anos atrás

Sobre a participação dos militares na Proclamação da República, é correto afirmar que:
a) o Partido Republicano foi influenciado pelos imigrantes anarquistas a desenvolver a consciência política no seio do exército.
b) a proibição de debates políticos e militares pela imprensa, a influência das ideias de Augusto Comte e o descaso do Imperador para com o exército favoreceram a derrubada do Império.
c) o descaso de membros do Partido Republicano, como Sena Madureira e Cunha Matos, em relação ao exército, expresso por meio da imprensa, levou os “casacas” a proclamarem a República.
d) o Gabinete do Visconde de Ouro Preto formalizou uma aliança pró- republicana com os militares positivistas no Baile da Ilha Fiscal.

Respostas

respondido por: wenderpedrozo717
2

Resposta:

Resposta C, se eu nao me enganei eu ja estudei isso

respondido por: isaquesebastiao12
1

Resposta:

É correta a alternativa B

Explicação:

De modo que os militares, que eram o que ainda garantia a manutenção do Império, se sentiram cada vez mais desprestigiados pelo Imperador e passaram a fazer oposição.

Havia nesta disputa entre exército e monarquistas também uma questão ideológica: no Exército era muito difundida a doutrina positivista, que, dentre outras coisas, afirmava que a causa do atraso estrutural do Brasil era o fato de ter ainda um governo "retrógrado", monárquico e não republicano. Derrubar este governo seria então, na opinião dos militares da época, um "passo" no sentido de construir um país desenvolvido.

Perguntas similares