Que identidade o eu lírico assume logo na primeira estrofe? tridente, o meu pente, cristina sobral
Respostas
Resposta:
Estrofe é definida, na poesia moderna, como cada uma das seções que constituem um poema, ou seja cada agrupamento de versos, rimados ou não, com unidade de conteúdo e de ritmo. Apresentada geralmente como sinónimo de estância, difere desta quanto ao grau da referida unidade.
espero ter ajudado <3
No poema "Tridente, o meu pente" de Cristiana Sobral, a identidade que o eu lírico assume é a identidade afro-brasileira, enaltecendo sua negritude e se referindo ao seu cabelo crespo no último verso, explicando porque seu pente é diferente.
"Tridente, o meu pente", de Cristiana Sobral
No poema "Tridente, o meu pente" de Cristiana Sobral, o eu lírico traz à tona e exalta sua negritude trazendo como símbolo o pente garfo, próprio para pentear cabelos crespos, e enaltecendo os atributos físicos característicos do fenótipo negro.
Durante muito tempo, esses atributos físicos, principalmente o cabelo, foram alvo de preconceito e ligados a termos pejorativos, que o eu lírico pretende descontruir no poema. Isto fica claro no verso "negra do cabelo puro".
Uma outra proposta do eu lírico é colocar o ponto de vista negro, rompendo com a uma visão eurocêntrica e desafiando a "história única" (na última estrofe).
Veja mais dicas de interpretação de poemas no link: https://brainly.com.br/tarefa/14619395
#SPJ2