Existem diversas formas de DESIGUALDADE quando se fala em DESIGUALDADE SOCIAL. Pesquise sobre os seguintes tipos de desigualdade social e cite pelo menos um exemplo de cada.
DESIGUALDADE DE GÊNERO
DESIGUALDADE RACIAL
Respostas
Resposta:
quando o assunto é desigualdade social temos inúmeras coisas a citar por exemplo desigualdade na área da saúde por exemplo quem tem dinheiro tem um atendimento melhor o pobre ja não é privilegiado desigualdade nas questões salariais alguém que trabalha pouco ganha o dobro e aquele que trabalha o dia todo em baixo do sol e chuva enfim a céu aberto ganha menos isso é injustiça social o negro é desvalorizado sofre desigualdade social pela cor quando ganha uma cota alguém ou maltrata dizendo conseguiu porque é negro não porque é inteligente então desigualdade social aí no caso de gênero há muita desigualdade social preconceito infelizmente a nossa sociedade vive uma grande desigualdade social
Resposta:
Desigualdade Social na Saúde
Visto o cenário atual da sociedade brasileira frente a Covid-19 é de suma importância citarmos como exemplo, vivenciado por grande parte da população a “Desigualdade social na área da saúde”. Os detentores do poder têm toda assistência médica, tudo que de melhor a ciência e a tecnologia tem a oferecer-lhes, enquanto que o pobre tem morrido nas filas intermináveis do SUS (Sistema único de Saúde).
Tal situação está diretamente ligada a questão política administrativa, (a questão social está intrinsecamente ligada a política, sendo impossível discorrer sobre uma sem mencionar a outra) temos “maus governantes” isto visto de um ponto de vista generalizado, teoricamente falando temos um excelente Sistema de Saúde (SUS), cobiçado e estudado por diversos países, pode-se dizer que se não o melhor e mais complexo, o mais organizado.
O problema está na forma de administra-lo, não se tem nem um tipo de fiscalização (no sentido real da palavra) na verdade não há o interesse por parte do poder público em fazer com que o SUS de fato aconteça.
Enfim, bastava tão somente termos políticos verdadeiramente compromissados com a saúde e o bem-estar da população brasileira, o não comprimento desses diretos básicos, acabam refletindo diretamente nas condições de saúde dos menos favorecidos, o que acaba tendo ligação direta com a desigualdade social desmedida e infindável.
Explicação: