Respostas
1- Um aumento da taxa de natalidade (= % de nascidos vivos) de certa região tem múltiplas causas mas, geralmente, é reflexo dos problemas sociais dessa região:
→A região é pouco desenvolvida e faltam recursos básicos;
→Boa parte da população vive em situação precária;
→As políticas públicas referentes à saúde (principalmente reprodutiva), educação e trabalho são pouco eficientes;
→Boa parte das mulheres não está inserida no mercado de trabalho;
→As famílias não costumam ser planejadas e o acesso aos métodos contraceptivos e educação para o planejamento familiar são falhos.
Por outro lado, eventualmente, há regiões com boa qualidade de vida que estimulam o próprio crescimento populacional tendo como alguns objetivos: aumentar a parcela da população jovem, aumentar a densidade populacional, diminuir a estagnação social, criar mais postos de trabalho e educação, etc.
Obs.: O gráfico não está anexado mas sabe-se que a taxa de mortalidade infantil brasileira vem diminuindo, por isso a curva do gráfico deve estar decrescente.
2- As causas do decrescimento da mortalidade infantil se devem, basicamente à melhoria dos programas de saúde pública com saneamento básico, vacinação, acesso à medicamentos e métodos contraceptivos gratuitos, melhor atendimento às gestantes com o pré-natal e às puérperas com campanhas estimulando o aleitamento materno natural. Também colaboram: maior oferta de creches públicas e educação sexual nas escolas voltada para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e o planejamento familiar, dentre outros. Além disso, os avanços na medicina, particularmente nas últimas 3 décadas, têm salvado muitas vidas.
Espero ter ajudado.