Robson é aluno do 1o. período do curso de Pedagogia Licenciatura e, enquanto discente iniciante do curso, obteve informações de que o mesmo forma o profissional para o exercício da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal/Magistério e para participação e apoio na organização e gestão de sistemas e unidades de ensino, na elaboração de projetos pedagógicos, no planejamento, na execução e avaliação de programas e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação, tendo a docência como base obrigatória de sua formação e identificação profissional. Robson, inicialmente, assustou-se e surpreendeu-se, pois não tinha noção da abrangência e das possibilidadesque existiam para essa profissão. Dessa maneira, está ciente de que necessita ter uma formação acadêmica sólida e significativa, que lhe forneça subsídios para atuação nessas áreas. Diante dessa perspectiva, você, como futuro pedagogo, cite, pelo menos, cinco aspectos fundamentais para a formação de um profissional em Pedagogia.
Respostas
Resposta:
Muitas pessoas pensam que para ser um bom profissional em pedagogia, gostar de trabalhar com crianças, adolescentes ou jovens é suficiente, e sim esta é uma questão importante, porém não é o bastante para ser um ótimo profissional. Abaixo listo cinco aspectos fundamentais que o profissional em pedagogia deve desenvolver durante sua formação:
*Ter uma visão crítica da realidade;
*Se dedicar aos estudos, buscando formação continuada;
*Conhecer as políticas públicas educacionais;
*Entender de gestão de projetos e de pessoas para melhor articular o processo de aprendizagem;
*Conhecer as diferentes modalidades de ensino (presencial e a distância).
Explicação:
Resposta:
Gostar de lidar com pessoas
Ser comunicativo
Gostar de ter conhecimentos gerais
Ter vontade de mudar a sociedade
Gostar de aprender
Ser criativo
Conseguir superar preconceitos e barreiras
Ser estrategista
Gostar de ensinar
Ter uma visão crítica da realidade;
Se dedicar aos estudos, buscando formação continuada;
Conhecer as políticas públicas educacionais;
Conhecer as diferentes modalidades de ensino (presencial e a distância).
Explicação:
A resistência é a possibilidade de abrir espaços de lutas e de administrar possibilidades de transformação por toda parte (REVEL, 2011, p.127-128). A resistência é singular, a partir das pequenas revoluções diárias que ocorrem no íntimo de nossas práticas individuais. Devemos pensar a resistência como estratégia para mostrar que, mesmo em meio a todos os desafios e percalços que acometem o sujeito — nesse caso o profissional em pedagogia, eles resistem. A resistência permite a quebra dos disciplinamentos, dos enquadramentos e das simples concordâncias. Por meio dela, superamos as (im)possibilidades e geramos o novo.