• Matéria: História
  • Autor: marciorogersrm
  • Perguntado 3 anos atrás

Em 1906, François Simiand sistematizou em seu livro Método histórico e ciência social várias críticas à História que já vinham desde fins do século XIX. Basicamente, eram uma crítica ao personalismo (preocupação com grandes nomes) e à busca pelas origens dentro dos trabalhos produzidos pelos historiadores da época. Como a proposta de História Total de Febvre e Bloch servia como resposta a essas críticas?

Respostas

respondido por: aisse7
5

Resposta: Preocupando-se, por exemplo, com grandes estruturas de crença e fazendo uma História que privilegiava mais o funcionamento da sociedade do que se preocupava com biografias ou grandes fatos, tentando fazer uma espécie de Psicologia Social.

Explicação: A ideia de História Total de Febvre e Bloch tinha uma proposta menos personalista ecronológica, mais preocupada com grandes estruturas, como as crenças que serviam aosinteresses dos reis da França (vide Os reis taumaturgos, por exemplo), tentando fazer umaPsicologia Social. Porém, ainda não davam destaque ao povo nem tinham uma abordagemde longa duração. As demais alternativas dizem respeito a gerações dos Annalesposteriores a Bloch e Febvre

respondido por: sarmentomms
0

Resposta:

B.

Preocupando-se, por exemplo, com grandes estruturas de crença e fazendo uma História que privilegiava mais o funcionamento da sociedade do que se preocupava com biografias ou grandes fatos, tentando fazer uma espécie de Psicologia Social.

Explicação:

Confia

Perguntas similares