Respostas
Resposta:
As influências para a semana da arte moderna foram as insatisfações políticas e sociais no Brasil. A semana da arte moderna foi o marco de início do modernismo no Brasil em 1922, onde efervesceu novas ideias e modelos. O modernismo foi um movimento artístico, cultural e literário.
Houve desenvolvimento de diversas áreas culturais, como pintura, escultura, poesia, literatura e música. O resultado foi que a mobilização de tantos artistas representou o marco do Modernismo no Brasil. Houve uma verdadeira revolução na cultura nacional, já que o jeito de se fazer arte restou profundamente modificado.
Conforme dito por Mário de Andrade em uma conferência realizada em 1942 por ocasião dos vinte anos da Semana de Arte Moderna de 1922, “o Modernismo, no Brasil, foi uma ruptura, foi um abandono de princípios e de técnicas consequentes, foi uma revolta contra o que era a Inteligência nacional”.
Alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só ganhou sua importância com o passar dos anos, e o seu principal legado foi desprender a arte brasileira da reprodução de padrões europeus, dando início à construção de uma cultura essencialmente nacional.