No seu trabalho A Metrópole e a Vida Mental(1902) Simmel revela com fascínio e espanto como a vida das pessoas mudou vertiginosamente nas cidades cada vez maiores e com redes de interação cada vez mais complexas. Notou que na cidade moderna havia uma contradição, qual seria?
Respostas
Resposta:
A metrópole extrairia do homem uma quantidade diferente de consciência se comparada à vida rural. O ritmo das atividades econômicas, da leitura sensorial, da mudança de hábitos, geraria também um choque psíquico notável sobre as pessoas, as obrigando a adaptações que as distanciam afetivamente. Tal distanciamento tem raízes fincadas nas relações sociais e econômicas, segundo Simmel: “(...) o homem metropolitano negocia com seus fornecedores e clientes, seus empregados domésticos e frequentemente até com pessoas com quem é obrigado a ter intercâmbio social. (...) A economia do dinheiro domina a metrópole”.
Explicação:
confia.
A forma como o aumento das cidades acabava afastando os indivíduos.
Para Simmel, as relações entre os indivíduos em sociedade expandiram e continuam expandindo a possibilidade e formas de interação, porém, assim como a comunicação foi facilitada, o fluxo de trabalho e informações aumentou e continua aumentando diariamente, fato este que pode prejudicar a sanidade do homem, principalmente quando sujeito a um regime trabalhista que não promove a qualidade necessária para o mesmo.
Por fim, para Simmel, temos o desenvolvimento da sociedade e da cidade grande (as metrópoles) como parte desse processo.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/6313656