ME AJUDEM PFV É PARA ESSA SEMANA PFV !!!!!!
Nas células a membrana plasmática delimita e protege o conteúdo celular, permitindo a comunicação e a troca de substâncias com o meio externo. O transporte de substâncias através da membrana ocorre basicamente por dois processos, muito embora exista uma grande variedade de mecanismos nesses processos: • transporte passivo (sem gasto de energia pela célula) • transporte ativo (a célula gasta energia acumulada no ATP) O transporte ativo de substâncias através da membrana plasmática ocorre contra o gradiente de concentração, ou seja, do local de menor concentração para o local de maior concentração. Como este movimento não é “natural” a célula precisa forçar, isto é, gastar energia para mover partículas para a região onde sua concentração já é maior. Existem duas modalidades principais de transporte ativo: transporte impulsionado por ATP e transporte impulsionado por gradientes iônicos. O principal exemplo de transporte impulsionado por ATP é a bomba de sódio e potássio. Na figura esquematizada abaixo está um exemplo do transporte ativo de íons potássio através da membrana. Pode se ver que o transporte de íons K+ está ocorrendo da região de menor concentração para a região de maior concentração, logo, este movimento só pode ocorrer com gasto de energia pela célula. Figura principal: Modelo esquemático do canal iônico de potássio. O canal é composto pelas subunidades principais que contém o filtro de seletividade que filtra os íons de acordo com seu diâmetro e o portão dependente de voltagem. O portão dependente de voltagem é formado por aminoácidos básicos, que conferem as cargas positivas e permitem a resposta a variações ao potencial transmembrana com a abertura ou o fechamento do canal. (baseado em Taiz e Zeiger, 1998). Utilize o esquema da figura e os dados indicados para responder as questões:
1) Um único canal iônico aberto pode permitir a passagem de mais de 100.000.000 de íons (108 íons) por segundo. Suponha que um íon K+ tenha um diâmetro d = 0,4 nm (0,4.10-9 m) e que eles atravessam a membrana plasmática formando um “trem” de íons conforme esquema ao lado; a) Qual é o comprimento do “trem” de íons que atravessa a membrana em 1 segundo
? b) Qual é a velocidade média com que os íons atravessam a membrana plasmática?
c) A espessura da membrana plasmática varia de 7,5 a 10 nm (1 nm = 10-9 m). Suponha que uma determinada célula tenha sua membrana com 10 nm de espessura. Usando a velocidade que você determinou no item anterior determine o tempo que um íon gasta para atravessá-la. Dê sua resposta em segundos e em microssegundos (1 s = 1.10-6 s) 2) Considere que num certo intervalo de tempo a abertura do filtro de seletividade (distância entre os pontos A e B na figura principal) seja de 6,6 Å = 6,6.10-10m, neste caso qual dos íons representados na figura abaixo conseguiria atravessar o filtro de seletividade? Obs.: 1 Å = 1.10-10m. O símbolo Å lê-se angstron, o angstron é uma unidade muito usada para exprimir comprimentos de ondas eletromagnéticas e para dimensões de átomos e moléculas. 3) Suponha agora que dois íons pudessem atravessar o filtro de seletividade lado-a-lado, conforme esquema abaixo: Usando os diâmetros dos íons dados no exercício 2, quais pares de íons distintos conseguiriam atravessar o filtro de seletividade considerando que a distância entre os pontos A e B foi fixada pela membrana plasmática em 9,8 Å?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
eita mulek que isso mano
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás