As mudanças climáticas estão ocorrendo e já é possível notar algumas modificações que provavelmente relacionam-se com a ação do homem. Assim sendo, são necessárias ações urgentes para que nosso impacto no meio ambiente seja reduzido. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma forma de deter o avanço das mudanças climáticas
a) Realizar técnicas na agricultura que evitam a emissão de carbono.
b) Criar programas de reflorestamento, principalmente em áreas urbanas.
c) Aumentar o uso de combustíveis fósseis.
d) Realizar frequentemente a regulagem dos carros.
e) Realizar consumo consciente
Respostas
Resposta:
- QUESTAO 1: Alternativa “c”. A queima de combustíveis fósseis causa a produção de gases que intensificam o efeito estufa, sendo uma maneira, portanto, de acelerar as mudanças climáticas.
- QUESTAO 2: Alternativa “d”. Os terremotos ocorrem por causa de movimentações das placas tectônicas, não havendo ligação, portanto, com o aumento da temperatura.
3. QUESTAO 3 Alternativa “d”. O desmatamento e as queimadas nas regiões florestais aumentam a quantidade de gás carbônico no ambiente, intensificando o efeito estufa. Com isso, ocorre o aumento da temperatura do planeta e o consequente derretimento das calotas.
Questão 4
Alternativa “b”. Com o aumento da temperatura média do planeta, muitas alterações podem ocorrer na natureza. Uma delas é a alteração do ciclo da água em razão da evaporação exagerada da água.
EXPLICAÇÃO:
As mudanças climáticas são, sem dúvidas, um dos maiores desafios da sociedade atual. Apesar de sempre usarmos o urso-polar como símbolo dessas mudanças, as alterações no clima estão longe de atingir apenas esses animais. Os impactos das mudanças climáticas são significativos e afetam desde a nossa saúde até a produção de alimentos. A seguir, você entenderá melhor o que são as mudanças climáticas e como elas afetam a nossa vida e a dos outros seres vivos do planeta.
Leia também: A relação entre impactos ambientais e o surgimento de doenças
Mas, afinal, o que são mudanças climáticas e quais as causas?
Mudanças climáticas são alterações provocadas nos padrões climáticos a longo prazo com base nas alternâncias meteorológicas, ou seja, nas condições do tempo observadas por um período. Elas podem ser causadas por processos naturais e também pela ação do homem. Acompanhe o quadro a seguir:
Causas naturais
Causas antrópicas
Incidência solar: A radiação solar que chega até a superfície pode variar, podendo ser mais elevada ou reduzida em alguns períodos.
Queima de combustíveis fósseis, o que emite à atmosfera gases de efeito estufa.
Órbita da Terra: O planeta sofre variação em sua órbita segundo os movimentos que realiza, o que faz ele receber mais ou menos radiação solar.
Aumento do desmatamento, ou seja, da retirada da cobertura vegetal.
EL Niño e La Niña: Esses fenômenos causam alterações na temperatura média das águas do Pacífico, modificando as condições climáticas das áreas em que atuam.
Emissão de gases poluentes à atmosfera por indústrias e automóveis.
Atividade vulcânica: Os vulcões podem apresentar períodos de maior atividade. Em situações de elevadas ocorrências de erupções vulcânicas, ocorre o sistema de resfriamento climático da Terra.
Poluição do solo e dos recursos hídricos, o que altera o equilíbrio ambiental.
Quando o clima começou a mudar?
As mudanças climáticas não aconteceram de uma hora para outra. A nossa história evolutiva está intrinsecamente ligada às alterações provocadas no clima, as quais são observadas desde a formação do planeta Terra. Ao longo dos 4,6 bilhões de anos do planeta, o clima modificou-se. Houve, nos últimos 400 mil anos, quatro ciclos diferentes, glaciais e interglaciais.
MAIS EXPLICAÇÕES: NO BRASIL ESCOLA